As opiniões expressas pelos colaboradores do Entrepreneur são próprias.
Este artigo foi originalmente publicado no Business Insider.
Este ensaio é baseado em uma conversa com Jeff Sipe, um treinador privado de carreira em tecnologia e ex-recrutador do Google. Foi editado por questão de tamanho e clareza.
As demissões da Big Tech sempre receberiam reação – dito isso, não acho que nenhuma delas tenha sido tratada perfeitamente e muitas delas poderiam ter sido evitadas. Sim, as empresas precisavam cortar custos, mas mais do que isso, acho que as demissões viraram moda.
Após as demissões, o preço das ações da empresa costuma subir, e o conselho de administração e os acionistas (a maioria dos quais não trabalha lá) ficam felizes. Começa a ficar cada vez mais aceitável conduzi-los; O Twitter fez isso, então o Google pode fazer isso, então a Microsoft pode fazer isso e assim por diante.
Mas há outras formas de lidar com uma recessão. Um professor de negócios de Stanford diz que as demissões geralmente não reduzem os custos e sugere que as empresas possam implementar outras estratégias, como um corte salarial de 10% em todos os setores.
Dito isso, não acho que alguém que foi demitido ou deseja entrar no setor deva ser desencorajado – é sempre um bom momento para entrar no mundo da tecnologia. Trabalhadores de tecnologia sempre serão necessários. Então, se trabalhar no Google ou na Amazon sempre foi um sonho, eu sempre aconselho as pessoas a irem em frente.
Use o LinkedIn para trabalhar de maneira mais inteligente, não mais difícil
Se você foi demitido ou espera entrar na tecnologia pela primeira vez, a primeira coisa que você deve fazer é limpar seu perfil do LinkedIn. Você pode estar dormindo, trabalhando ou indo para a academia, e seu perfil fará o trabalho por você. Todos os aspectos do seu perfil, desde sua foto até seu título, seu nome, sobre sua experiência, devem ser abotoados.
Raramente vejo bandeiras vermelhas verdadeiras no LinkedIn, mas acho desagradável quando os candidatos não incluem sua foto. Seu headshot deve ser ombros e acima; Vejo muitas pessoas usando uma foto de si mesmas com óculos de sol ou uma foto com suas famílias, e isso não é profissional. Eu recomendo apenas tirar uma selfie ou alguém tirar uma foto sua contra um fundo limpo.
Você também deve usar a plataforma para alcançar recrutadores em empresas-alvo – com uma abordagem de doação, em vez de apenas pedir um emprego logo de cara. Uma mensagem como esta irá percorrer um longo caminho: “Ei, Sue, encontrei este artigo muito legal sobre aprendizado de máquina, pensei em compartilhá-lo com você.”
Dê uma olhada no que está em alta no seu espaço e dedique tempo para enviar notas como esta, além de comentar as postagens de outras pessoas. Isso o tornará muito mais visível para a contratação de equipes no LinkedIn.
Também gosto quando as pessoas acompanham o que falamos no passado. Digamos que você envie outra mensagem para Sue um ou dois meses depois. Acompanhe suas conexões em uma planilha para facilitar o acompanhamento. Confie em mim: continue com essa abordagem de doação e, eventualmente, Sue perguntará como ela pode ajudá-lo – o círculo se fechará.
Esteja aberto sobre sua demissão
Se você está saindo de uma grande empresa de tecnologia, é provável que tenha construído uma ótima rede. Você deveria anunciar ao mundo que está procurando trabalho. Faça uma postagem no LinkedIn dizendo: “Ei, fui demitido. Aqui estão os tipos de cargos que estou procurando”.
Percebi que muitos funcionários que foram demitidos adicionam o recurso “Aberto para trabalhar” em seu LinkedIn, mas não necessariamente deixam claro que foram demitidos.
Recomendo criar um banner para colocar como foto de fundo do seu perfil. Qualquer um pode criar um gratuitamente, usando o Canva, por exemplo, que diz: “Impacted by Google Layoffs”. Eu também incluiria os tipos de cargos nos quais você está interessado, bem como seu contato e localizações.
Do ponto de vista de um recrutador, eu veria isso e entenderia imediatamente seu status – sei que você trabalhou em um ambiente difícil e sei como entrar em contato com você. Ainda não vi candidatos demitidos fazerem isso, mas acho que definitivamente os ajudaria a subir na lista.
Não subestime as soft skills
Indo para uma entrevista, é fundamental ter um plano. Qualquer treinador de entrevista irá dizer-lhe para praticar com outros seres humanos. Pode ser com um amigo ou um membro da família, mas se você se atrapalhar com alguém individualmente, ficará significativamente melhor.
Para mim, a positividade é enorme. Todos nós vamos cometer erros, mas procuro como os candidatos podem mostrar que aprenderam com eles. Use uma linguagem positiva – chame isso de desafio ou oportunidade, em vez de fracasso. Se você foi impactado por uma demissão e está com raiva, não quer derrubar sua antiga empresa. Concentre-se no que você aprendeu e no que você é grato.
Se alguém ficar bem no papel, só chegará até certo ponto no processo de contratação. Mas as soft skills são igualmente importantes. Ao recrutar no Google, sempre prestei atenção se o candidato chegava no horário, se era amigável e se era comunicativo. Não ser capaz de atender a certos requisitos pode definitivamente fazer com que um candidato forte perca.
Para qualquer um que esteja tentando se recuperar de uma demissão de tecnologia, é fácil contrair a síndrome do impostor, mas lembre-se: os recrutadores não estão olhando para as pessoas afetadas pelas demissões de forma negativa. Eles sabem que algumas pessoas simplesmente não tiveram sorte e isso não teve nada a ver com o desempenho.
Assuma sua dispensa, use sua rede e mostre gratidão.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.