Um pouco mais de um ano depois da saída de Renato, o Grêmio volta a cogitar o técnico para o comando do tricolor. Não publicamente, pois Roger ainda é o atual técnico. Entretanto, o mal momento do time e a popularidade de Renato perseguem o atual técnico, que pode cair caso os resultados não melhorem nos próximos dias.
Roger Machado retornou ao Grêmio em fevereiro desse ano. Ele era o favorito para assumir o lugar de Vagner Mancini, que deixou um legado péssimo e é considerado por muitos torcedores como um dos piores técnicos da história recente do clube.
O início de Roger foi bom, uma vitória de 3 a 0 em um grenal e o título do Campeonato Gaúcho desse ano. Entretanto, logo que o Campeonato Brasileiro Série B se iniciou, começaram os problemas. Nesse ano, o técnico gremista tem 19 partidas, com um aproveitamento de 56%. No entanto, em todo o mês de maio o Grêmio não venceu uma partida sequer. E o mais assustador, marcou apenas um gol.
Com um elenco de 10 milhões de reais mensais, cerca de 4 vezes maior do que a segunda maior folha salarial da Série B. O Grêmio de Roger vem fazendo história, negativamente. O clube é a folha salarial mais cara da história da competição. Contudo, nada disso parece se mostrar em campo. E isso pode levar a demissão de Roger nas próximas rodadas.
Dentro da torcida do Grêmio, Renato vem sendo aclamado. Os torcedores pedem para que a direção substitua o atual técnico pelo ídolo gremista enquanto ainda há tempo de recuperação dentro da Série B. Um possível fracasso em conseguir a promoção para a Série A esse ano seria inimaginavelmente prejudicial para o Grêmio. Seria um desastre total, financeiramente falando.
Renato é um dos favoritos da torcida
A última passagem de Renato pelo Grêmio se iniciou em setembro de 2016. Portaluppi conduziu o tricolor aos títulos da Copa do Brasil, Libertadores, Recopa Sul-Americana e três estaduais. Com o tempo, o ex-comandante ultrapassou a função de técnico e se tornou um “faz tudo” dentro do tricolor. Ele contratava, analisava, definia estratégias.
Foram justamente as contratações ruins recomendadas por Renato que ainda geram críticas dentro do Grêmio. Muitos membros da imprensa e da torcida apontam: Parte do elenco que está agora na segunda divisão foi contratado por Renato. Da mesma forma, os jogadores que fizeram parte da campanha do rebaixamento também o foram.
Entretanto, o perfil de assumir o protagonismo e trazer um tipo de “Proteção” aos jogadores, que era anteriormente um dos principais motivos de críticas, é agora apontado como positivo para o momento ruim do Grêmio na Série B. O time carece de confiança.
Direção gremista enfurece torcida
Ontem à noite, aconteceu uma reunião importante da direção do Grêmio para definir o futuro de Roger. Depois de cerca de duas horas de reunião, a decisão foi tomada: O tricolor iria “mudar não mudando”. Essa foi a fala de Romildo Bolzan ao término da reunião. E ela pegou muito mal junto a torcida gremista que queria ver pelo menos Roger demitido.
Agora, todos os olhos estão voltados para o Rio de Janeiro, onde o Grêmio enfrenta o Vasco na quinta-feira. E já há dentro da torcida, principalmente nas redes sociais, gremistas afirmando que torcerão para o Vasco na quinta, com a esperança de ver Renato no comando do tricolor já na semana que vem. Resta saber se Renato aceitaria…