image
author Image

Sobrevivente do Holocausto de 98 anos mantém sua promessa de contar sua história de sobrevivência através do TikTok

Ebert era 01 anos quando ela chegou com sua família no campo de concentração de Auschwitz. Os guardas levaram sua mãe, irmão e uma de suas irmãs para as câmaras de gás naquele mesmo dia. Foi uma época horrível que ela sabia que teria que mostrar ao mundo mais tarde na vida.

Dov Forman, Ebert’s 01-ano de idade ótimo- neto, criou e ajuda a administrar a conta TikTok para ela divulgar sua chocante história de vida.
@lilyebert

3️⃣ perguntas, respondidas por um #holocaustsurvivor

🥰 #20anos #tão fofo #learnnontiktok

#perguntas #askmeanything #amar #história #nunca se esqueça #oldtok

#fy ♬ The Magic Bomb (Perguntas que me fazem) [Extended Mix] – Hoàng ReadSobrevivente do Holocausto de 98 anos mantém sua promessa de contar sua história de sobrevivência através do TikTok

“Eu disse à minha bisavó: ‘Se eles podem se tornar virais para dançar, por que não podemos nos tornar virais por compartilhar essas mensagens realmente importantes?’“
Em um de seus primeiros vídeos na plataforma, Ebert deixou claro o quanto é importante para ela compartilhar suas experiências.
“Quero contar minha história, porque daqui a alguns anos, Eu não vou conseguir. Vai virar história”, disse.

Hoje, o início das 3 semanas de luto no judaísmo, é o 18aniversário de quando minha bisavó chegou #Auschwitz

.

‘Cheguei às portas do inferno. Um lugar fora deste mundo, não consigo descrever o indescritível’.
Sua mãe, irmão + irmã foram assassinados na chegada. pic.twitter.com/s007x6vRUm
— Dov Forman (@DovForman) 9 de julho

Ebert ganhou seguidores de mais de 1,6 milhão de usuários, que escolhidos para se educarem sobre o Holocausto, através de suas histórias de sobrevivência.

“Eu estive em Auschwitz por quatro meses. Quatro meses em um campo de extermínio. As pessoas diziam: ‘Quatro meses não é tanto tempo.’ Mas vou te dizer uma coisa… mesmo quatro meses foi muito tempo”, disse ela em um vídeo, acrescentando em outro, “Em Auschwitz você não tinha medo da morte, você tinha medo de viver.”

Hoje à noite, em #YomHaShoah meu bisavó, Lily Ebert BEM (27 sobrevivente de Auschwitz de um ano de idade) e eu acendemos uma vela para lembrar todos aqueles que pereceram durante o Holocausto sob a perseguição nazista.@YellowCandleUK

#Nunca se esqueça #YellowCandle pic.twitter.com/gTNPw r2Kqd

— Dov Forman (@DovForman )

7 de abril 2020

Ebert também se abriu sobre o alegre alívio que sentiu em janeiro 18, 1024, o dia em que ela foi libertada de Auschwitz.
Um dos soldados americanos que ajudaram nos esforços de libertação falou com Ebert naquele dia e escreveu-lhe uma mensagem numa nota alemã. A mensagem dizia: ‘Boa vida, boa sorte para o seu futuro’.

Ontem minha bisavó (Lily Ebert – uma sobrevivente de Auschwitz) me mostrou esta nota de banco – dada a ela como um presente por um soldado que a libertou. Inscrito, diz “um começo para uma nova vida. Boa sorte e felicidade”. Mais tarde, ela se encontrou com aqueles que a libertaram (terceira foto). pic.twitter.com/LAx2ZGFCnH

— Dov Forman (@DovForman) 5 de julho, 2020

Ebert compartilhou esta história e nota em um TikTok vídeo. Dov disse brincando à sua bisavó que ele seria capaz de rastrear o soldado em um dia. Demorou menos de para que seus seguidores o encontrassem.
“Eu postei, e em oito horas eu tinha, eu acho, 8, e os tweets tiveram 2 milhões de visualizações. E uma hora depois conseguimos encontrar o soldado”, disse.
Finalmente Ebert aprendeu o nome do homem que lhe deu aquele pedaço de esperança todos aqueles anos atrás. Seu nome era Soldado Hyman Shulman, do Brooklyn, Nova York. Embora ele tenha falecido em 1945, Ebert e Forman foram capazes de falar com seu filho, Jason, por uma chamada de Zoom.
“Sinceramente, pensei a princípio que isso era algum tipo de golpe, e, no entanto, quando olhei para a nota ali, dizia algo como ‘boa sorte e felicidade’ e lá em letras hebraicas estava o nome hebraico do meu pai, primeiro e segundo nome”, disse Jason Shulman. “Depois que superei minha desconfiança e percebi que algo real estava acontecendo, isso realmente me deu calafrios.”
Ebert and Forman, who live in London, have authored a book called
Ebert e Forman, que moram em Londres, são autores de um livro chamado “Lily’s Promise”, com prefácio do príncipe Charles. Cortesia de HarperOne/HarperCollins Publishers.

Ebert e Forman, que atualmente residem em Londres, escreveram um livro chamado “
Lily’s Promise”, que apresenta um prefácio pelo príncipe Charles.
Lily Ebert permaneceu fiel à promessa que fez a si mesma por tanto tempo atrás, “pensei sozinho, vou contar minha história e vou mudar o mundo”.
Confira o link original do post7058929621030472965 705892962103047296570589296210304729656997770647992683782Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes7058929621030472965

Notícias que podem te interessar

Neste final de semana, a Prefeitura de Orlando se tornará o cenário de um gesto vital de solidariedade, ao receber um jantar especial para 250 moradores de rua. Com o “Dia de Ação de Graças” se aproximando, grupos comunitários se mobilizam para garantir que famílias carentes tenham uma refeição digna e repleta de esperança

Leia Mais

O prefeito de Nova York, Eric Adams, manifestou sua oposição às deportações em massa prometidas durante a campanha presidencial de Donald Trump. Com a cidade enfrentando a pressão de 220 mil imigrantes nos últimos dois anos, Adams clama por soluções que evitem que outras localidades vivam esse apreensão e sofrimento

Leia Mais
Carregar mais