Autoridades de saúde dos EUA alertaram os pais na quinta-feira para não usar três fórmulas infantis em pó populares feitas em uma fábrica da Abbott em Michigan que pesquisadores recentemente associaram à contaminação bacteriana.
A Food and Drug Administration disse que está investigando quatro relatos de bebês que foram hospitalizados após consumirem a fórmula, incluindo um que morreu. A agência disse que um dos casos envolveu salmonella e três envolveram Cronobacter sakazakii, um germe raro, mas perigoso, que pode causar infecções no sangue e outras complicações graves.
A Abbott, uma das maiores fabricantes de fórmulas infantis do país, disse que está retirando todos os produtos potencialmente afetados fabricados na instalação. O recall afeta certos lotes de autoridades de saúde dos EUA alertaram os pais para não usar essas três fórmulas infantis em pó populares feitas em uma fábrica da Abbott em Michigan que pesquisadores recentemente associaram à contaminação bacteriana.
O pessoal da FDA estão agora inspecionando a fábrica da Abbott em Sturgis, Michigan, onde amostras ambientais testaram positivo para as bactérias Cronobacter. Os inspectores também descobriram potenciais problemas de fabricação.
“Estamos trabalhando diligentemente com nossos parceiros para investigar reclamações relacionadas a esses produtos, que reconhecemos incluir fórmula infantil produzida nesta instalação, enquanto trabalhamos para resolver esse problema de segurança o mais rápido possível”, disse o vice-comissário da FDA, Frank Yianas.
A FDA disse que está trabalhando com autoridades federais e locais em Minnesota, Ohio e Texas, os estados onde as infecções infantis foram relatadas.
A Abbott não soube especificar quantas unidades o recall inclui, mas marcas como Similac estão entre as fórmulas mais vendidas nos EUA e no exterior.
“Valorizamos a confiança que os pais depositam em nós para uma nutrição segura e de alta qualidade e faremos o que for preciso para manter essa confiança e resolver essa situação”, disse uma porta-voz da empresa em comunicado.
Abbott disse que os pais podem identificar os produtos recolhidos observando o número na parte inferior de cada recipiente. As fórmulas afetadas têm um número que começa com 22 a 37, contêm K8, SH ou Z2 e têm data de validade de 1º de abril de 2022 ou posterior. A empresa também criou um site onde os pais podem verificar se seus produtos foram recolhidos: http://www.
A empresa disse que seus próprios testes do produto não detectaram nenhuma contaminação. O recall não afeta fórmulas infantis líquidas ou quaisquer outros produtos da Abbott.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes