As opiniões expressas pelos colaboradores do Empreendedor são próprias.
Em tempos de alta pressão, os valores centrais aspiracionais podem parecer totalmente impraticáveis. Quem tem tempo para ser “ousado”, “inovador” ou “conectado” quando é atacado por uma enxurrada de e-mails e ameaçado pela volatilidade ou interrupção?
Nessas situações, os valores são relegado a adesivos de vinil na parede de um escritório ou palavras escondidas na página Sobre nós de um site. Quantas pessoas podem se lembrar dos valores de sua empresa, não importando em usá-los como um modelo para a tomada de decisões e a base para o alinhamento e a confiança da equipe?
Relacionados : Quer Sucesso? Defina os valores da sua empresa
Como surgem os valores no local de trabalho
Os valores são o que é importante. Quer você possa articulá-los claramente ou não, você tem valores. Sua empresa tem valores e eles são definidos pelo executivo — não pela equipe de marketing.
Os valores de liderança moldam o comportamento dos funcionários. Se os líderes valorizam o desempenho financeiro acima de tudo, o bem-estar dos funcionários, o impacto ambiental ou a conectividade social podem ser negligenciados. O contágio de valores é um fenômeno real, e nenhuma iniciativa de treinamento mudará sua cultura se os valores de liderança estiverem desalinhados ou inconsistentes. Os funcionários reviram os olhos para o que consideram falsos valores da empresa quando os líderes não cumprem o que falam.
Valores em perigo
A angústia surge quando há um desalinhamento de valores. Por exemplo, imagine que você está trabalhando até tarde da noite e sacrificando o tempo da família. Se um valor fundamental for a família, você começará a se ressentir do trabalho. Ou talvez você esteja gastando muito tempo cuidando de sua família quando um valor fundamental é a produtividade. Você pode então se ressentir de sua família. Não há certo ou errado; seu perfil de valores é totalmente único.
Na jornada da vida, o propósito é sua estrela do norte e os valores são a chama que ilumina seu caminho. O terreno pode ser desafiador, mas saber o que é importante e agir em alinhamento reduz a ambigüidade e aumenta a satisfação. Você terá um motivo “por que” e uma tocha para guiar o seu “como”. Se a chama de seus valores estiver baixa, você – e sua equipe – podem se sentir perdidos. Em um ambiente de incerteza, ativamos antigos mecanismos de sobrevivência, incluindo nosso viés de negatividade, para garantir nossa segurança.
Os valores são puramente cognitivos?
O elo perdido no alinhamento de valores é o nosso estado fisiológico. Quando angustiados, sob ameaça ou doentes, nossos valores mudam de aspiracionais e colaborativos para primitivos e protetores.
Existe uma parte antiga do cérebro chamada amígdala. Ele verifica a entrada que chega por meio de nossos sentidos e desencadeia emoções fortes para ajudar a nos proteger de ameaças percebidas. Isso pode salvar nossa vida se um leão entrar no escritório. Ele salvou a vida de nossos ancestrais que navegaram em ambientes desafiadores onde as ameaças diretas à sobrevivência eram a norma. Avanço rápido para a vida moderna, onde as caixas de entrada transbordam, amplificadas pela pressão para executar e demandas conflitantes. Somos nossos piores inimigos porque, para administrar a complexidade, precisamos estar calmos, presentes e energizados — mas estamos dormindo menos e nos preocupando mais do que nunca.
A chama de nossos valores é reduzida a brasas sob sofrimento crônico. Nossa janela de tolerância diminui. Nós nos tornamos uma versão menos humana de nós mesmos. Impulsionado por emoções básicas de sobrevivência, como raiva, tristeza, medo, desejo ou nojo, o potencial de criatividade e colaboração é prejudicado. Nossos valores rebaixam para sobreviver em vez de prosperar.
Relacionado: Um conjunto de valores essenciais é o que torna a cultura da empresa uma coisa real
Encontre sua linha de base de calma
Liderança baseada em valores requer mudança deliberada de lutar, fugir ou congelar em um estado de calma coerência: corpo, emoção e mente. Como você estabelece a calma? Crie espaço no seu dia. Programe micro-intervalos. Use técnicas de respiração, meditação e tempo na natureza para reiniciar seu sistema nervoso.
Treine-se para sair da ocupação habitual silenciando seu telefone quando não estiver em uso. Seu telefone é uma ferramenta, não o confunda com um amigo. É uma tecnologia extrativa e está atraindo sua atenção.
A teoria polivagal sugere que nosso sistema nervoso é capaz de progredir da calma para a diversão, confiança e alto desempenho. Em alto desempenho, você pode navegar propositadamente no limite da luta-voo enquanto está em um estado de fluxo profundamente imersivo. Aqui está a zona de ouro para a ação baseada em valores – e um aumento de produtividade de 500%. cultura dirigida.
Valores como hábitos
Seus valores devem ser acionáveis. Em vez de palavras que descrevam características desejadas, elas devem ser uma identidade na qual você acredita. Por exemplo, se você valoriza a gentileza, sua identidade é: Sou uma pessoa gentil. Agora, o que uma pessoa gentil faz? Simplesmente, eles tratam os outros com respeito, cuidado e compaixão.
Então passamos a construir micro-hábitos em torno dessa identidade. Comece com o que você pode conseguir em 60 segundos ou menos. Prepare seu ambiente deixando dicas ou lembretes estrategicamente posicionados. Como uma pessoa gentil, posso escolher a gratidão como um micro-hábito que vale a pena implementar. Então, defini um lembrete às 16h todos os dias para alcançar uma pessoa em agradecimento, cuidado ou apoio. Com a repetição, isso é incorporado ao meu sistema operacional como um hábito. Envio consistentemente ondas positivas ao meu círculo de influência. Estou me tornando a pessoa que aspiro ser por meio de uma ação direcionada, decisiva e prática.
Somos a soma de nossos hábitos. Mesmo um valor de empresa como a inovação requer uma teia de práticas de apoio, que vão desde a vitalidade até o estabelecimento de metas. Líderes que valorizam a inovação precisam alocar espaço para que ela surja. Hábitos como relaxamento, que nos tiram do modo de luta-fuga, contemplação e diversão apoiarão a inovação.
Siga uma abordagem em fases, aprimorando os hábitos que funcionam. Crie ritmo em seu trabalho e em sua vida.
Relacionado: Os 8 valores que toda empresa deve seguir
Conclusão
Em vez de defender valores aspiracionais, lidere com um comportamento baseado em valores. Você transformará a si mesmo, sua equipe e sua empresa, um micro-hábito de cada vez.
Lembre-se de que o risco mais significativo para os valores é o sofrimento — então fique calmo. Seja a mudança que você deseja ver em sua organização. Alimente sua chama de valores para que você queime brilhantemente em vez de se extinguir. Ilumine o caminho e sua equipe e cultura o seguirão.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.