Os reguladores da Califórnia votaram, na quinta-feira (10), pela liberação dos serviços de robotaxi, carros autônomos operados por companhias como Waymo e Cruise, na cidade de San Francisco. Os veículos sem motorista tornaram-se uma visão comum na cidade nos últimos anos, porém, a nova legislação eliminou a maioria das limitações de operação e cobrança de corridas, facilitando a expansão dos serviços de transporte por aplicativo. Eles agora podem operar de forma semelhante ao Uber ou Lyft – viajar em toda a extensão de San Francisco, a qualquer hora e cobrar pelas viagens.
A Comissão de Serviços Públicos da Califórnia aprovou as licenças para Waymo e Cruise, apesar da resistência de líderes locais e muitos moradores de San Francisco, que argumentam que os veículos autônomos causam caos na cidade – de engarrafamentos a bloqueio de serviços de emergência – além de causar impacto prejudicial para os trabalhadores do setor. “Essa é uma questão com a qual San Francisco e outras localidades do país vão precisar discutir por muito tempo”, disse Aaron Peskin, presidente do Conselho de Supervisores de SF e um crítico frequente dos carros autônomos.
“Acredito no potencial dessa tecnologia para aumentar a segurança nas estradas”, disse o comissário John Reynolds, que também é ex-conselheiro administrativo da Cruise. “Hoje é o primeiro de muitos passos para trazer serviços de veículo autônomo para os californianos e estabelecer um modelo transparente e bem-sucedido a ser seguido por outros estados.”
Dados públicos sobre testes na Califórnia analisados pelo The Post mostram a forte expansão do serviço nos últimos anos: em 2020, 551 carros foram testados em 1,8 milhão de milhas na Califórnia. Em 2022, esse número aumentou para 1.051 carros testados em mais de 4,7 milhões de milhas percorridas.
The post San Francisco libera expansão dos ‘robotaxis’, serviço de transporte por aplicativo sem motorista appeared first on AcheiUSA.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes