Dois aviões que quase colidiram em Sarasota, Flórida, em fevereiro, foram liberados para seus respectivos destinos, de acordo com uma investigação. A notícia chega quando a Agência Federal de Aviação luta com uma série de “ameaças” de viagens aéreas em todo o país.
No mês passado, um avião Rogue da Air Canada decolava de uma pista do Aeroporto Internacional de Sarasota Bradenton quando, ao mesmo tempo, um voo da American Airlines estava pousando na mesma pista.
Após uma investigação, a FAA e a Associação Nacional de Controladores de Tráfego Aéreo anunciaram quinta-feira que descobriram que os dois aviões haviam se desviado por apenas 3.000 pés no ponto mais próximo, o que o AP aponta é “muito mais distantes” do que outros aviões se encontraram em situações semelhantes ultimamente.
RELACIONADOS: ‘Close Calls’ com a segurança do avião estão ‘em ascensão’, diz o presidente do National Transportation Safety Board
O voo da American Airlines vindo de Charlotte, Carolina do Norte, foi liberado para pousar quando estava a cerca de 10 milhas do aeroporto, mas quando invadiu a 3 milhas, o vôo da Air Canada em direção a Toronto foi liberado para decolar.
Não houve feridos em nenhum dos aviões.
O piloto da American Airlines abandonou a aterrissagem após ver o avião decolando por meio de uma “irrevolta autoiniciada”.
A investigação confirmou que um controlador de tráfego aéreo também havia liberado o avião da Air Canada para decolagem. Os controladores de tráfego aéreo que podem ter estado envolvidos naquele dia ainda estão sendo investigados pelo National Transportation Safety Board.
A tripulação da American Airlines autoiniciou uma arremetida. Nenhum ferimento ou dano relatado. Um relatório preliminar esperado em 2-3 semanas.
— NTSB Newsroom (@NTSB_Newsroom) 7 de março de 2023
O incidente segue uma situação difícil no Aeroporto Logan de Boston no final do mês passado, quando um voo da aeronave JetBlue originado em Nashville, Tennessee, estava descendo para pouso, mas teve que desviar rapidamente depois que uma aeronave Learjet começou a decolar (sem autorização do controle de tráfego aéreo).
Nem a American Airlines nem a Air Canada Rogue comentaram publicamente as descobertas de quinta-feira.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.