Após 15 dias desde a última partida de Manoel pelo Fluminense, o zagueiro finalmente deve voltar a campo contra o Vila Nova, em Goiânia, quarta-feira, às 21h30, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil.
Manoel sofreu uma lesão na parte posterior da coxa direita no jogo contra o Internacional. Desde então, passou boa parte desse tempo no departamento médico do clube. Após ser submetido a tratamento intensivo, ele ficou à disposição da comissão técnica tricolor.
No dia 23 de abril, o zagueiro foi substituído ainda no primeiro tempo por conta de uma leve lesão muscular. Na última semana, por exemplo, ele voltou a treinar com os demais companheiros para recuperar o ritmo de jogo.
Manoel desfalcou o Fluminense por três partidas: Coritiba pela Série A do Campeonato Brasileiro e nos dois jogos seguintes na Copa Sul-Americana diante do Junior Barranquilla e Unión Santa Fé.
Ele retorna num momento em que um dos zagueiros titulares vem sendo criticado pelas atuações abaixo das expectativas. Nino, que até o ano passado era incontestável no time tricolor, vem tendo sua titularidade questionada por parte da torcida.
Após ser relacionado para o banco de reservas contra o Palmeiras pelo Brasileirão, Manoel vive à expectativa de voltar ao time titular diante do Vila Nova. No primeiro, o Fluminense venceu por 3 a 2 e, agora necessita do empate para avançar de fase na Copa do Brasil.
Os números de Manoel pelo Fluminense
Contratado em 2020, Manoel chegou ao Fluminense a pedido do então técnico Roger Machado que desejava um zagueiro experiente para a disputa da Copa Libertadores da América. Desde então, disputou 37 partidas, marcou três gols e fez uma assistência.
No começo desta temporada, por exemplo, o zagueiro recebeu sondagens de clubes como Bahia, Grêmio e Vasco para jogar a Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar da condição de reserva nas Laranjeiras, ele decidiu ficar no clube para brigar por um espaço no time tricolor.
Antes de ser contratado pelo Fluminense, o atleta passou por Athletico Paranaense, Cruzeiro, Corinthians e Trabzonspor-TUR. Ao longo da carreira, venceu o Campeonato Brasileiro (2014), a Copa do Brasil (2017 e 2018), o Campeonato Paulista (2019), o Campeonato Mineiro (2018), o Campeonato Carioca (2022) e a Taça da Turquia (2019/2020).