Brasileiros na fronteira dos EUA em agosto de 2023
Em agosto de 2023, a quantidade de brasileiros flagrados tentando entrar ilegalmente nos EUA subiu 13,6% em comparação com o mês anterior. As autoridades americanas registraram 3.986 encontros com imigrantes do Brasil – terceira alta consecutiva e a segundo maior contagem para 2023. No acumulado do ano, já são mais de 25,4 mil apreensões ou expulsões feitas pela imigração estadunidense, volume 19,1% abaixo do que no mesmo período de 2022.
POSSO TRABALHAR NOS EUA COM VISTO DE TURISTA?
ENTREI NOS EUA COMO TURISTA E RESOLVI FICAR. O QUE FAZER?
Os dados são de um levantamento realizado pelo escritório de advocacia AG Immigration, com base nos dados mais recentes do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês) – órgão que faz o controle das divisas do país.
O Brasil é o 15º país que mais teve cidadãos flagrados ilegalmente na fronteira dos EUA nos oito primeiros meses de 2023. A lista é liderada por México (502,8 mil), Venezuela (212,6 mil) e Honduras (147,3 mil).
De acordo com a advogada de imigração Ana Barbara Schaffert, da AG Immigration, a alta em agosto de 2023 é explicada por uma maior movimentação das redes criminosas de tráfico humano, especialmente na América Central.
“Os coiotes estão se profissionalizando e contornando os esforços das autoridades americanas e dos países parceiros dos EUA no combate à imigração ilegal. Muitas vítimas são atraídas com a falsa promessa de que sua entrada em solo americano, onde eventualmente poderiam pedir asilo, é algo certo”, explica a advogada, que vive no estado da Flórida.
Para Schaffert, a situação política e econômica na América Latina como um todo acaba estimulando as pessoas a se arriscarem na travessia. Em geral, são famílias que não encontram mais perspectivas em seus países de origem ou que têm medo da violência local. Ao colocarem na balança os riscos em ficar onde moram e os riscos de acreditar em um coiote, muitas vezes elas acabam tomando o segundo caminho.”
Em nota divulgada em seu site, o CBP afirmou que “permanece vigilante diante de traficantes implacáveis e organizações criminosas transnacionais que exploram migrantes vulneráveis”.
Dados nacionais – Agosto de 2023
O levantamento realizado pela AG Immigration também mostra que, considerando-se todas as ocorrências em agosto, foram registrados 304,1 mil encontros – crescimento de 24% sobre julho e o maior volume da história.
Encontro é um termo usado pela imigração dos EUA que se refere a dois tipos distintos de evento: a detenção, que acontece quando os imigrantes são levados sob custódia para aguardar julgamento; e a expulsão, quando eles são imediatamente devolvidos para seu país de origem ou último país de trânsito.
Quantidade de encontros com brasileiros na fronteira dos EUA (2022-2023)
Quantidade de encontros com brasileiros na fronteira dos EUA (2022-2023)
Eu posso atravessar a fronteira ou chegar no aeroporto nos EUA e pedir asilo?
More legalmente nos EUA
Este é o melhor momento na história para quem deseja morar e trabalhar nos EUA. Portanto, preencha o nosso formulário de avaliação gratuita e receba uma análise inicial sobre as suas possibilidades imigratórias. Assim, caso tenha o perfil para conseguir o green card americano ou outros vistos com os quais trabalhamos, agendaremos uma consulta sem custos para explicar como obtê-los.
A AG Immigration é um escritório de advocacia especializado em imigração para os EUA. Lidamos com vistos imigratórios, como EB-1, EB-2, EB-2 NIW, EB-3 e green cards baseados em parentesco. Além disso, também atuamos com vistos de trabalho temporário, asilo, deportação, remoção e outras áreas da imigração para quem quer trabalhar e morar nos EUA ou para empresas que desejam contratar mão de obra estrangeira no país (veja nossa página de Corporate).
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes