As opiniões expressas pelos colaboradores Empreendedor são próprias.
No mesmo dia, Facebook, Instagram e WhatsApp sofreram uma queda de várias horas. Custou bilhões em receitas e gerou ainda mais preocupações com a privacidade.
Esta é uma oportunidade de aprendizado para as empresas sobre como abordar o desenvolvimento de seus modelos e estratégias operacionais. A dependência de uma tecnologia específica para administrar seus negócios diariamente é arriscada e agora é a hora de implementar processos e estratégias adicionais para mitigar esse risco e impacto financeiro. Aqui estão três áreas para enfocar.
1. Expanda as suas estratégias de marketing
As campanhas de marketing são os motores de atividade mais significativos nas redes sociais. As campanhas geralmente são pré-planejadas e programadas, então o que acontece se um de seus maiores lançamentos e campanhas acontecer em um dia de black-out? Ou se sua conta for comprometida por algum motivo? Ser capaz de refazer campanhas nem sempre é tão simples quanto alterar uma data e publicar. Dependendo do tempo e de outros fatores, às vezes errar o alvo em uma data de lançamento original não é uma opção. A chance de refazer simplesmente não existe. Isso levanta a questão: quão dependente é sua estratégia de marketing atual?
Para responder a isso, comece explorando os modos gerais de comunicação de marketing – publicidade, marketing digital, marketing direto (e-mail ou texto) , vendas pessoais, relações públicas e promoção de vendas. Você pode dizer que sua empresa implementou e avaliou mais de um desses modos? Caso contrário, cada um desses modos deve ser avaliado quanto à adequação ao seu negócio. Essa avaliação deve incluir:
- Identificar seu mercado-alvo
- Identificando seus clientes-alvo
- Identificando sua proposta de venda única
- Combinando seus problemas de público com as soluções de seus produtos
- Correspondência de suas mensagens aos canais apropriados
- Definir metas e identificar uma maneira de medi-las
Faça isso conforme os recursos permitirem – concentrando-se em um ou dois de cada vez – para avaliar quantas maneiras exclusivas de se conectar com o seu público-alvo quanto possível.
Freqüentemente, encontramos sucesso usando um método e permanecemos com ele. Se não está quebrado por que consertar, certo? Errado! Diversifique e reduza sua dependência!
Relacionado: Pequenas empresas que vendem nas mídias sociais, abandonando o Facebook após uma interrupção
2. Otimize sua receita
Assim como o marketing, seu mix de produto / serviço pode ter uma dependência que você não está avaliando de perto. Por exemplo, suponha que sua fonte de receita primária depende de seus clientes e clientes acessarem a mídia social. Nesse caso, o alarme deve tocar muito alto e você deve fazer planos para diversificação.
Comece revisando as opções disponíveis para o seu negócio expandir os canais de vendas. O que queremos identificar é uma oportunidade de colocação adicional de seus produtos ou serviços. Novamente, mais posicionamento significa maior diversificação e dependência.
Considere explorar o seguinte ao procurar mais visibilidade para seus produtos e serviços:
- Mercados online, como eBay, Amazon e outros
- Distribuidores
- Distribuidores estrangeiros
- Vendas de afiliados
- Vendas terceirizadas
- Revendedores de valor agregado (VARs)
- Catálogo
- Outras parcerias e colaborações estratégicas
Além de saber onde colocar seus produtos ou serviços, considere se é ou não hora de expandir suas ofertas. Adicionar fluxos de receita ao seu negócio cria diversificação adicional dentro de seu negócio, selecionando produtos ou serviços que atendam a mais de uma necessidade de seus clientes. Você provavelmente verá um aumento nos clientes também, reduzindo o risco e a dependência ao se concentrar em um único fluxo de receita lucrativo.
As estratégias para encontrar novos fluxos de receita para sua empresa incluem:
- Novos modelos de negócios, incluindo contratos futuros e receita recorrente
- Aproveitando seus clientes existentes para criar novas ofertas; seu feedback contém informações essenciais para a inovação e o desenvolvimento
- Aproveitando a tecnologia nos negócios
- Inovação do setor (o que o setor está fazendo que você não?)
- Expandir para novos mercados para atingir novos clientes
- Siga o dinheiro; pesquise o que os clientes estão comprando e gastando e procure oportunidades em sua empresa para atender a essas necessidades
Quando avaliando essas estratégias, pergunte-se: onde o dinheiro está sendo gasto e como são as tendências futuras? Minha empresa pode alavancar criadores de conteúdo e colaboradores para levar minha marca a um público-alvo maior? Que feedback meus clientes / clientes têm fornecido e não tenho dado atenção suficiente? Frequentemente, neste feedback, encontramos respostas para o que vem por aí para o nosso negócio.
A criação da avaliação deve ser uma parte inerente do seu processo de tomada de decisão. Construa relacionamentos com os clientes de forma que, mesmo quando a mídia social for desativada, eles leiam seus e-mails e visitem seu site. Faça com que venham até você!
A mídia social é predominante nos negócios hoje, pois estamos operando na era digital, mas não devemos confundir isso com o significado de que é tudo e fim de tudo para nossos negócios. Ouvimos o termo “pivô” continuamente durante a pandemia e eu sugeriria que considerássemos isso como uma parte contínua do processo de tomada de decisões de negócios e não apenas quando eventos extraordinários acontecem.
Relacionado: Facebook explica o que aconteceu no apagão maciço
3. Modelagem de risco
Realize avaliações de risco regulares de suas operações de negócios, em busca de dependência. Concentre-se não apenas em receita e marketing, mas em toda a organização.
Vejo isso repetidamente. As empresas se adaptaram às rotinas de pessoas, processos e tecnologia. Já estive em inúmeras conversas com clientes que me disseram que, se fulano sair de uma organização, ninguém mais poderá fazer seu trabalho ou, se um determinado software quebrar, o negócio não poderá operar.
Não podemos olhar para nossos negócios de forma reativa, ou seja, lidar com esses riscos somente após o pior cenário possível. Tornar a avaliação de riscos uma prioridade em seus negócios é uma abordagem proativa para gerenciar suas operações. Não é menos importante do que curar relacionamentos com clientes, pagar os fornecedores em dia e manter seu equipamento.
Ao investir, muitas vezes recomendamos diversificar seu portfólio porque colocar todos os ovos na mesma cesta é arriscado. Olhar para o seu negócio de forma semelhante irá protegê-lo durante o crescimento.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.