O governo Biden trouxe 36 imigrantes de volta aos Estados Unidos para audiências judiciais na segunda-feira sob o programa Remain in Mexico (Fique no Mexico) reimposto e expandiu sua aplicação desse programa em San Diego, ao mesmo tempo em que continua seus esforços para acabar com a política, disseram funcionários do governo a repórteres por telefone.
O quadro geral: o governo pediu à Suprema Corte que intervenha para permitir que eles encerrem o que é formalmente conhecido como Protocolo de Proteção ao Migrante (MPP), que força os requerentes de asilo na fronteira sul a esperar no México enquanto seus casos são julgados.
- Mais de 200 migrantes já foram devolvidos ao México desde que um tribunal forçou a reimplementação da política no mês passado.
- As autoridades destacaram as tentativas de tornar o programa mais humanitário em comparação com quando foi implementado pela primeira vez sob o presidente Trump, incluindo o fornecimento de melhor acesso a aconselhamento jurídico antes de ser enviado de volta ao México e antes das audiências no tribunal.
- Os migrantes agora terão transporte direto para os abrigos depois de retornarem ao México, as instalações têm melhor WiFi e o governo mexicano se comprometeu a fornecer segurança aprimorada nos abrigos.
Pelos números: até o final de 2021, pouco mais de 200 solteiros adultos do sexo masculino haviam retornado pela passagem de fronteira El Paso-Ciudad Juarez sob o MPP, disse um porta-voz da Organização Internacional para as Migrações no México à Axios.
- Funcionários do governo se recusaram a fornecer números oficiais na ligação de segunda-feira.
- Os migrantes agora serão registrados no setor de San Diego, além de El Paso, e “prevemos uma expansão em um futuro próximo para outras portas de entrada ao longo da fronteira, também”, disse um funcionário na ligação.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes