Os professores das Escolas Públicas de Woburn continuam em greve pelo quinto dia consecutivo. As negociações contratuais estão em andamento, apesar de uma decisão judicial da última quarta-feira (1) ter aprovado multas para os colaboradores que insistirem na paralisação.
Embora não tenham chegado a um acordo, as partes disseram que avançaram nas negociações. Os professores planejam voltar ao Woburn Common nesta sexta-feira (3), protestando em turnos, mesmo com as baixas temperaturas previstas para o dia na região.
“Hoje [quinta-feira] foi o dia mais produtivo até agora. Se tivéssemos um dia produtivo como este, teríamos terminado em dois dias”, a presidente da Woburn Teachers Association (WTA), Barbara Locke.
Greves são ilegais entre funcionários públicos em Massachusetts. Um juiz do tribunal superior decidiu que a WTA teria que pagar multas diárias a partir de $40 mil. O valor da multa aumenta em $5 mil por dia, para cada 24 horas que os professores permanecerem em greve.
Os educadores de Woburn entraram em greve na segunda-feira (30). O juiz designado para o caso emitiu uma decisão inicial no mesmo dia, no período da noite, ordenando que eles voltassem para as salas de aulas, mas a decisão foi de continuar com a paralisação.
De acordo com os funcionários da cidade de Woburn, o salário médio dos professores em suas escolas é de cerca de $85 mil anuais. O pagamento de professores e outros profissionais tem estado entre os tópicos de debate até o momento nas negociações contratuais. Porém, os educadores lutam por uma remuneração mais alta.
Durante a greve dos servidores, os pais de Woburn tiveram que procurar outras alternativas de creches. Embora muitos dos alunos tenham aproveitado, ao máximo, o tempo livre, o prefeito de Woburn, Scott Galvin, reforça que os professores “precisam voltar para as salas de aulas onde pertencem e parar de infringir a lei”. Em contrapartida, as famílias defendem e concordam com melhores salários para os educadores, apesar de mais um dia de greve.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes