Prefeito de Newark move ação judicial para impedir construção de centro de detenção de imigrantes
O prefeito de Newark,Ras J. Baraka, anunciou que sua administração está tomando medidas legais contra o ICE para barrar a inauguração de um centro de detenção de imigrantes na cidade, alegando que os responsáveis pela instalação ignoraram as exigências de licenciamento e não permitiram as inspeções compulsórias, descumprindo normas municipais e estaduais.
“A cidade de Newark protocolará uma queixa no Tribunal Superior do Condado de Essex, pois o ICE iniciou operações no Delaney Hall sem seguir os requisitos de segurança de construção estipulados”, destacou Baraka em declaração divulgada na última segunda-feira, referindo-se à agência de Imigração e Alfândega dos EUA. “Eles não forneceram acesso aos funcionários municipais para que realizassem as inspeções necessárias, o que fere as legislações local e estatal.”
Baraka relatou que foi alertado sobre a realização de obras na instalação privada da Avenida Doremus sem as aprovações cabíveis. “O Departamento de Engenharia emitiu uma ordem de suspensão das atividades para interromper qualquer construção no local”, afirmou Baraka. “Dois representantes do ICE e o diretor da instalação do GEO Group foram notificados sobre as infrações.”
O GEO Group, uma corporação privada de administração penal situada na Flórida, é a responsável pela administração do Delaney Hall em Newark e está sob um contrato de 15 anos no valor de US$ 1 bilhão com o ICE. A prefeitura não disponibilizou cópias da queixa judicial nem da ordem de suspensão das obras mencionando a empresa. “A ação é direcionada ao GEO Group, que está ativando as instalações do ICE com base no contrato que mantém com a agência”, explicou Crystal Rosa, diretora de comunicação da cidade. O ICE, por meio de sua porta-voz Christine Cuttita, optou por não comentar, citando possíveis implicações jurídicas.A GEO Group não respondeu a solicitações de declaração. Até o momento, tanto o ICE quanto o GEO não informaram quando o Delaney Hall começará a receber detidos, deixando em incerteza, até mesmo para ativistas de direitos dos imigrantes, se isso já teve início.
“Não temos informações claras sobre esse processo”, declarou Diego Bartesaghi, porta-voz da organização Make the Road New Jersey, uma das principais entidades defensoras dos direitos dos imigrantes do estado. A declaração de Baraka surge após postagens nas redes sociais no fim de semana, onde um indivíduo de Flemington dizia ter sido preso e levado sob custódia pelo ICE baseado em alegações consideradas infundadas por seus apoiadores. Os defensores afirmam que kalil Daoud,residente de Nova Jersey há 20 anos,estava no escritório do Programa de Supervisão Intensiva de Comparecimento em Newark,um programa de liberação supervisionada do Departamento de Segurança Interna dos EUA,para imigrantes que buscam regularizar sua situação no país. “Ele foi detido após uma consulta para obter documentos que garantiriam sua autorização de trabalho, a qual tem seguido desde sua chegada”, relata a página do Free Karim no Facebook, com mais de 1.800 seguidores desde sua criação em 18 de março. “Foi informado que houve um erro e que deveria se apresentar ao ICE. Assim que chegou à instalação do ICE em Newark, ele foi aprisionado.”
“Karim não é um criminoso”, acrescenta a publicação, desafiando a afirmação do ICE de que sua prioridade é a deportação de imigrantes com registros criminais. “Ele não possui antecedentes, sempre trabalhou e pagou impostos nos Estados Unidos. Qualquer que conheça Karim sabe do seu amor por este país e de sua dedicação como marido e pai, além de ser um membro respeitado de sua comunidade.” Os apoiadores de Daoud receiam que ele possa ser transferido para outro centro de detenção longe de Nova Jersey, dificultando o contato com a família ou advogados locais, como ocorreu com Mahmoud Khalil, ativista pró-Palestina, que foi transferido para Louisiana após ter sido mantido em Elizabeth. O ICE revelou em abril de 2024, durante a administração do então presidente joe Biden, que estava em tratativas com o GEO Group para estabelecer um novo centro de detenção de imigrantes, o segundo em Nova jersey, além da unidade existente em Elizabeth, provocando reações contrárias de parlamentares democratas e defensores dos direitos dos imigrantes.
Quase um ano depois, o ICE e o GEO Group selaram um compromisso no mês passado para abrir o Delaney Hall como a primeira instalação de detenção sob o atual governo de Donald Trump.Baraka, que é um dos candidatos democratas nas primárias para o governo em junho, participou de um protesto em frente ao Delaney Hall no início do mês, manifestando sua oposição à abertura do centro e clamando pela aprovação da lei estadual Immigrant Trust Act, que regulamenta as diretrizes do procurador-geral de Nova Jersey sobre o compartilhamento de informações entre forças policiais e o ICE. anteriormente, a legislação estadual impedia que instalações estaduais, municipais, de condado ou privadas em Nova Jersey fossem utilizadas para a detenção de imigrantes; no entanto, a proibição relativa a instituições privadas foi revogada.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes