A partir de 30 de junho de 2022, os cidadãos dos EUA não poderão usar seu passaporte americano vencido para retorno direto ao país. Um regulamento que estava em vigor desde maio de 2021 e que permitia que cidadãos americanos entrassem no país com o passaporte vencido no início deste mês de julho.
A única condição que essas pessoas tinham era que o passaporte expirasse após 1º de janeiro de 2020. A medida foi tomada provisoriamente em meio à pandemia de COVID-19 e expirou em 30 de junho deste ano, de acordo com um comunicado emitido pelo Departamento de Segurança Interna (DHS).
Essa norma foi emitida em maio de 2021 e renovada em dezembro daquele ano e em março de 2022. A Agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) instruiu seus funcionários que se um cidadão dos EUA aparecer em um aeroporto com passaporte vencido para embarcar em um avião para os Estados Unidos, ele deve ser rejeitado e você deve sugerir que procure a embaixada mais próxima ou consulado para solicitar um novo passaporte.
Quaisquer dúvidas sobre o escopo ou implementação desta orientação, incluindo autorização para os cidadãos dos EUA embarcarem em uma aeronave, deve ser direcionada ao Regional Carrier Liaison Group ou outro funcionário do CBP designado para resolução antes da partida da aeronave.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes