Da Redação – Unidades das polícias das cidades de Nova York e Boston se juntaram à polícia de Lewiston, no estado americano do Maine, para auxiliar na busca do homem de 40 anos que matou 16 pessoas em ataques a um bar e a uma pista de boliche na noite desta quarta-feira (25).
Essa é a primeira mobilização de policiais fora do estado de Maine, onde ocorreu o ataque. O local do assassinato fica a cerca de 200 km de distância de Boston e quase 500 km de Nova York.
O número de vítimas ainda pode mudar. A rede de TV norte-americana NBC disse, inicialmente, que 22 pessoas haviam morrido. Depois, passou a informar que eram de 16 a 20. As autoridades ainda não divulgaram um balanço oficial.
De acordo com a policia local, Robert Card foi identificado como “pessoa de interesse”, e esta sendo procurado pelas autoridades, ele é instrutor de armas de fogo e ex-militar do Exército.
De acordo com a agência Associated Press, ele foi internado num centro de saúde mental por duas semanas no verão deste 2023. De acordo com as autoridades policiais Card esta armado e é considerado perigoso.
Ataques foram em bar e pista de boliche
De acordo com o polícia, o atirador abriu fogo contra as vítimas em uma pista de boliche e em um bar. Os dois locais ficam a cerca de 6,5 km de distância um do outro.
As autoridades ainda não divulgaram oficialmente o número de vítimas nem onde elas foram atingidas.
A polícia disse que o tiroteio começou pouco antes das 19h no horário local, 20h no horário de Brasília.
Tiroteio em massa
Desde o início de 2023, 565 tiroteios em massa foram registrados no país, provocando a morte de 595 pessoas. No mesmo período do ano passado, foram registradas 559 ocorrências com 545 mortes.
O presidente Joe Biden conversou por telefone individualmente com a governadora do Maine, Janet Mills, os senadores Angus King e Susan Collins e o congressista Jared Golden sobre o tiroteio em Lewiston e ofereceu total apoio federal após o ataque, disse a Casa Branca.
Maine tem baixos índices de criminalidade. Durante todo o ano de 2022, 29 homicídios foram registrados em todo o estado que não exige autorização para porte de armas, e tem uma cultura de longa data de posse de armas que está ligada às suas tradições de caça e tiro esportivo.
🇺🇲 | URGENTE: La policía de Lewiston, Maine, está buscando a Robert Card en relación con los tiroteos que dejaron al menos 22 muertos y 80 heridos:
Robert Card, de 40 años, de Bowdoin, Maine. Instructor de armas certificado que se cree que está en la reserva del ejército.… pic.twitter.com/DEzFa19ZON
— Alerta Mundial (@AlertaMundial2) October 26, 2023
Matérias Relacionadas
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes