Uma associação criminosa especializada na migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos é alvo da Polícia Federal nesta sexta-feira (4/2). A ação foi batizada de Operação Cristo Rey. Mandados de busca e apreensão são cumpridos no Espírito Santo e em Minas Gerais.
O principal investigado teve de entregar o passaporte aos policiais. Também foi arbitrada fiança no valor de 50 salários mínimos.
A investigação teve início no ano passado. À época, a PF recebeu a notícia de que haveria uma agência de viagens, no município de Barra de São Francisco (ES), atuando como intermediária entre interessados em imigrar para os Estados Unidos. Também existiriam “coiotes”, que atravessariam ilegalmente essas pessoas na fronteira do México.
O preço cobrado pelo trabalho giraria em torno de US$ 25 mil, cerca de R$ 132 mil.
Os valores cobririam todo o processo de movimentação migratória, incluindo a confecção e retirada de passaporte em São Paulo, passagens com embarque a partir daquela cidade e chegada aos Estados Unidos “sem sobressaltos alfandegários”.
Segundo a PF, os “contratos” celebrados entre a agência de turismo e os interessados traziam os símbolos da Polícia Federal. No curso da apuração preliminar, houve cooperação dos policiais capixabas com o Oficialato de Ligação da PF em El Paso, no Texas, com a unidade de inteligência da US Border Patrol, além da Adidância da PF em Washington.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes