As opiniões expressas pelos colaboradores do Empreendedor são próprias.
Como quase todos os líderes empresariais provavelmente perceberam, o trabalho em equipe é inestimável para o resultado final e nunca deve ser subestimado. Trabalhar em conjunto é um mecanismo para colaboração e melhor desempenho e resultados. Segue-se, então, que os líderes muitas vezes têm vontade e desejo de ajudar os colegas de equipe, mas os mais eficazes deles também entendem que simplesmente estar disposto não é suficiente – eles precisam fazer com que os colegas se sintam à vontade para pedir ajuda apresentando-se como acolhedor e acessível.
É por isso que comecei a perguntar regularmente à minha equipe: “Como posso ajudar?” tanto a cultura da empresa quanto seu desempenho. Aqui estão alguns de seus efeitos:
1. Os membros da equipe se sentem apoiados
Quantas vezes você já ouviu a liderança insistir que “Minha porta está sempre aberta?” — uma frase comumente usada que transmite a vontade de ajudar sempre que necessário. No entanto, embora muitas vezes falada com intenções positivas, essa declaração geral não incentiva os colegas a levantar a mão para apoiar.
Em vez disso, seja mais direto em sua abordagem perguntando como você pode ajudar. Tente fazer a pergunta durante reuniões individuais com subordinados diretos ou ao verificar o andamento de um projeto. Você descobrirá que isso tranquiliza os membros da equipe de que eles têm apoio e os deixa à vontade para discutir as necessidades, o que leva a funcionários individuais mais felizes e a um aumento no moral geral.
2. Instila um senso de valor
Perguntando “Como posso ajudar?” não apenas beneficia o destinatário da pergunta, mas também os líderes, que normalmente enfrentam responsabilidades que podem resultar em se sentirem desconectados das equipes e de seu trabalho diário. Ao adotar essa abordagem, você se lembra do valor que agrega à sua empresa.
Achei incrivelmente gratificante quando os colegas compartilham como posso ser útil e garantir melhor o sucesso deles . A colaboração que geralmente segue essas conversas fortalece meu relacionamento com os colegas e garante que eu também sou um colaborador valioso.
Relacionados : Como a liderança graciosa pode impulsionar o desempenho dos negócios
3. Desenvolve habilidades de comunicação
Como mencionado acima, declarações gerais muitas vezes não promovem uma cultura acolhedora da empresa. Enquanto “Minha porta está sempre aberta” e “Como posso ajudar?” podem ter a mesma intenção por trás deles, eles geram respostas muito diferentes. Ajustar-se a uma abordagem mais direta fornece clareza e ajuda a entender como uma equipe pensa. Com o tempo, você percebe que o silêncio que a declaração anterior resultou não era uma indicação de que os colegas não precisavam de ajuda, mas que eles não tinham certeza de como pedir e/ou sentiram que seriam vistos como falta de capacidade se eles fez. Parte de ser um líder eficaz é se adaptar e abraçar os diferentes estilos de comunicação de sua equipe.
4. Leva a oportunidades mais amplas
Os estágios iniciais de uma carreira geralmente são preenchidos com a busca de sonhos e oportunidades desbloqueadas. Há, no entanto, um equívoco comum de que uma vez que você se torna um líder, você tem conhecimento e acesso a todas as oportunidades desejadas. Sempre haverá projetos que avançam sem você, mesmo no nível de liderança. Isso pode ser porque o trabalho associado é considerado abaixo do seu salário ou fora de sua área de especialização.
É comumente aconselhado àqueles que estão começando em suas carreiras que perguntar aos outros como você pode ajudar levará a maiores oportunidades, e essa abordagem é algo que você deve adotar ao longo de sua carreira. Mesmo no nível de liderança, perguntar aos colegas se eles precisam de ajuda pode levar a novas oportunidades que, de outra forma, seriam perdidas.
Relacionado: 3 atributos obrigatórios que contribuem para uma excelente liderança empresarial
5. Produz Resultados Mais Fortes
Pense em uma época em que você era o único responsável pela conclusão de um projeto. Você passou muitas horas olhando para uma proposta ou encontrou um obstáculo ao criar uma ideia para um briefing criativo? Nesses casos, as entregas necessárias provavelmente teriam sido fortalecidas por novas ideias e colaboração com colegas. Na minha experiência, tomar a iniciativa de se envolver em como você pode ajudar leva a resultados mais robustos e a um trabalho de maior qualidade.
Confira o link original do post Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhesEsse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.