Panamá vive aumento significativo de imigrantes asiáticos na selva do Darién

Panamá enfrenta onda de imigrantes asiáticos, principalmente chineses, atravessando a perigosa selva do Darién em direção aos EUA. Presidente Mulino revela aumento surpreendente durante coletiva de imprensa. Busca por acordo com Beijing para repatriar os novos chegantes









EUA
Imigração
Internacional

  • Data: 19/09/2024
  • Número de Comentários: 0
  • Tempo de Leitura: 1​ minuto
  • .2 dias ‍atrás

O presidente José Raúl Mulino declarou que o Panamá‍ identificou ​um incremento no fluxo de imigrantes asiáticos, predominantemente chineses,⁢ que estão atravessando a desafiadora selva do Darién ⁣em direção aos Estados Unidos.

Afirmou Mulino durante ⁤sua coletiva de imprensa semanal que “apesar da ⁤redução no total de migrantes passando pelo‌ Darién, observamos um aumento significativo na presença de cidadãos do Nepal e da China nos últimos acessos.”

O governo está em busca de um acordo com Pequim ​para ‌viabilizar o retorno dos‌ chineses que chegam através do Darién. Essa selva, localizada na fronteira com a Colômbia, se tornou⁤ uma rota frequente para os migrantes sul-americanos em busca dos Estados⁤ Unidos.

Dados oficiais panamenhos revelam que o número de imigrantes chineses ⁣cruzando⁤ a selva aumentou drasticamente, ⁤passando de 296 entre ‍2010 ⁣e ⁤2019 para⁢ mais de 12.000 apenas neste ano.

Neste ano, mais de 1.300 ⁤nepaleses também ‌entraram no Panamá pelo Darién. Comparativamente, entre 2010 e 2023, foram registradas cerca de 12.783 entradas desse grupo étnico.

Sob a gestão atual sob ‍Mulino desde o dia primeiro do mês julho atualmente já ​foram deportados mais de duzentos ‍migrantes colombianos,equatorianos e indianos como parte do acordo com os EUA., afirmou Mulino.

“Estamos avançando⁣ com as negociações⁢ para regulamentar voos das deportações ‍até a China”.

Dados referentes ao ano anterior mostraram que mais500 mil⁢ pessoas fizeram travess

Panamá enfrenta aumento de imigrantes asiáticos na selva do Darién em 2024

O Panamá está lidando ⁣com um aumento significativo no número de imigrantes asiáticos que ‌atravessam a selva este ano, comparado a ​2023, devido ao fechamento de algumas rotas e⁤ aos voos de⁣ deportação.

Uma organização que promovia ⁣o tráfico ilegal de migrantes por uma “rota VIP” ⁣no Darién, principalmente utilizada por ⁤chineses, foi desmantelada pelas autoridades ⁤panamenhas há um mês.

Essa rota específica ‌exigia ⁤pagamentos que‌ variavam de⁢ 6.000 a 8.000 ‌dólares (R$​ 32,5 mil a R$ 43,3 mil) dos chineses‌ aos ‘coiotes’, oferecendo‍ uma travessia mais⁢ rápida e ⁢menos perigosa do que outras rotas comumente utilizadas pelos migrantes.

⁤ ​ ⁣ ⁤ ⁣

Matéria original por Jornal dos Sports
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade ⁤do site acima.

Veja também