
Debbie Houschild Tine, aos 11 anos, teve uma experiência marcante ao assistir seu programa infantil predileto, que a motivou a buscar uma amizade além-fronteiras. Inspirada, decidiu escrever uma carta em busca de um amigo por correspondência, sem imaginar o impacto que essa ação teria em sua vida.
Ela foi conectada a Jane Bean, que vive em Sittingbourne, Kent, na Inglaterra, e a amizade das duas floresceu, mesmo à distância de quase 5.600 quilômetros. Enquanto trocavam cartas, Debbie e Jane compartilharam momentos significativos de suas vidas, acompanhando uma à outra por décadas.
“Sempre nos atualizamos sobre o que estava acontecendo em nossas vidas”, recorda Debbie. “O conteúdo das nossas cartas evoluiu ao longo dos anos, passando de desabafos adolescentes para histórias sobre casamentos, maternidade e as mudanças que enfrentamos”.

com a evolução dos meios de comunicação, as cartas escritas à mão rapidamente se transformaram em telefonemas, depois em mensagens pelo Facebook e, pelo WhatsApp. Contudo, a essência da amizade permaneceu intacta.
Durante 51 anos, as duas continuaram a se corresponder, sem nunca ter se encontrado pessoalmente. Isso mudou em agosto,quando Jane lembrou Debbie do “aniversário de ouro” da amizade delas. O desejo de se encontrar se tornou real, e Debbie decidiu que era hora de viajar para a Inglaterra. “Ela rapidamente me incentivou a fazer isso”,diz Debbie.

No dia 26 de agosto de 2025,Debbie e suas duas filhas embarcaram para Londres,onde finalmente se encontraram com Jane. O momento foi eternizado pela filha de Debbie, Kimberly Johnson, que ficou surpresa ao ver a amizade de mais de cinco décadas finalmente se concretizando. “É incrível pensar que elas são amigas há tanto tempo sem se conhecerem pessoalmente”, reflete Kimberly.
@shiver.me.kimbers.nj
Amizade de 51 anos se concretiza com o primeiro encontro 🥹🥹🥹
#Londres
#amigo por correspondência
♬ Sinfonia agridoce – Marc Scibilia
O encontro foi repleto de emoções, com as duas amigas explorando Londres juntas, visitando locais icônicos como o Palácio de Buckingham e fazendo uma agradável pausa em pubs, onde Debbie pôde relembrar fotos que Jane enviou ao longo dos anos. O dia culminou com um almoço no Hard Rock Café.

“Foi um dia maravilhoso“, compartilha Debbie. “Fiquei me perguntando como seria nosso encontro, mas foi como reencontrar uma velha amiga”.
Refletindo sobre essa amizade que superou o tempo, a distância e diversas mudanças na vida, Debbie sintetiza:
“Sem perceber, ao longo do tempo, construí uma verdadeira amizade com alguém que eu nunca conheci pessoalmente. Foi uma experiência enriquecedora e cheia de alegrias.”
