
O “Nossa Gente” falou com Luís Filipe Oliveira, em Esmeralda (MG). Ele procura pela filha de 9 anos, trazida aos EUA sem sua autorização. Uma busca desesperada para encontrar a menina – pede ajuda dos brasileiros
Walther Alvarenga
“Quero ver minha filha, saber como ela está! A minha ex-esposa não me deixa falar com a menina. Ela foi levada para os Estados Unidos sem o meu consentimento. A mãe e o namorado mentiram, dizendo que minha filha ia para ‘Disney’, mas soube na Polícia Federal que ela entrou ilegalmente no país, pelo deserto do México. Sequestraram minha filha!”, desabafa desesperado Luís Filipe Oliveira, o pai, que reside no Brasil, na cidade de Esmeralda (MG) – próxima a Betim.
Com a voz embargada, o rapaz de 31 anos denota revolta pela atitude indevida da ex-companheira, Scarlet, de 27 anos, com paradeiro indefinido nos EUA. Ela teria deixado o Brasil com a filha, Emilly, de nove anos, e seu namorado, Frederico – que residia em Governador Valadares –, em outubro de 2021. Desapareceram sem deixar qualquer contato.
Desde então, Filipe não pôde mais ver ou falar com a menina. “Peço, por favor, aos brasileiros que me ajudem a encontrar minha filha! Éramos muito apegados e sei que ela também está sentindo a minha falta”, relata fragilizado.
Entenda o caso
Segundo Filipe, Emilly residia com a mãe, em Timiritinga, cidade próxima a Governador Valadares, mas sempre ficava com o pai – tinham a guarda compartilhada. E foi em 2021, que Scarlet o procurou dizendo que o tio que residia nos EUA a convidara para visitar o país, com tudo pago. Iria aproveitar a viagem para a levar Emilly na “Disney”.

“A minha ex-esposa precisava da minha assinatura para tirar o passaporte da nossa filha, então autorizei. Como não tinha condições de levar minha filha para a ‘Disney’, achei que seria uma ótima oportunidade para ela. A Scarlet, inclusive, me disse que viajaria com a Emilly e com a sua irmã, a Sabrina. Era uma viagem em família”, lembra.
A viagem para os EUA seria em janeiro de 2022, e Scarlet viajou para São Paulo em outubro de 2021 para tirar o Visto americano, depois de conseguir os passaportes. “A menina ficou comigo por quinze dias, enquanto a Scarlet providenciava o visto. E quando voltou de São Paulo, levou a menina para sua casa e não me deu mais satisfação. Soube depois que era uma grande mentira porque o Consulado americano estava fechado na época, devido à pandemia. Ninguém estava conseguindo tirar o visto”, fala com ressentimento.
“O mais grave é que o tio nunca existiu, foi uma invenção da Scarlet para me enganar. Ela viajou ilegalmente pelo México, com o namorado, o Frederico, e a minha filha. Mentiu também sobre a sua irmã, que nem saiu do Brasil. Fui imediatamente à Polícia Federal levantar informações. Eles rastrearam o passaporte da minha filha e descobriram que ela tinha viajado para o México com a mãe, não tinha entrada nos Estados Unidos. Deduziram que a menina fora levada pela fronteira, e que tenha entrado ilegalmente no país. Isso, depois, foi confirmado pela própria irmã da minha ex-esposa, a Sabrina”, narra com revolta.

Conta o pai que a viagem aos EUA aconteceu no mês de outubro de 2021, e não em janeiro de 2022 conforme o combinado. E após quase dois anos de incansável procura pelo paradeiro da filha, soube que Scarlet estava morando na Flórida com a filha, mas que deixou o estado quando percebeu que ele tinha descoberto o endereço. Atualmente, segundo dados levantados pelo rapaz, a ex estaria residindo com a Emilly na cidade de Milford – no estado de Massachusetts.
“Por conta das várias postagens que fiz nas redes sociais, procurando por minha filha, algumas pessoas entraram em contato comigo e disseram que viram a Emilly na cidade de Milford, e me mandaram até fotos dela”, diz com esperança.
Sequestro internacional
“Tem um processo correndo aqui, na justiça brasileira, por sequestro internacional de criança – alienação e maus tratos –, pois além de entrar ilegalmente nos Estados Unidos, sem meu consentimento, Scarlet também impediu minha filha de ter contato comigo e com a minha família, por quase dois anos. Ela saiu do Brasil sem dar nenhum tipo de informação. Tomei conhecimento de que ela maltratava à minha filha”, fala Felipi.
Conta o rapaz que Sabrina, irmã de Scarlet, sensibilizada com o seu sofrimento, passou o telefone de contato do namorado da ex-esposa, Frederico, nos EUA. “Falei com ele, pedi para falar com a minha filha, mas ignorou o meu pedido”.
Disposto a todos os esforços para rever a filha, e levá-la de volta ao Brasil, Filipe continua uma busca incessante, insistindo na ajuda da Comunidade brasileira. “Peço, por favor, que se mais alguém conhecer a Scarlet ou saber da minha filha, que entrem em contato comigo, com as autoridades brasileiras, ou mesmo com o Departamento de Proteção a Crianças Sequestradas. Eu tô sofrendo muito”.
Luís Filipe Oliveira reside em Esmeralda (MG), e trabalha no setor de logística de medicamentos, do “Hospital Colônia Santa Isabel”, na cidade de Betim. E quando consultado sobre o apelo que faria a ex-esposa, enfatizou: “que ela desista do sonho americano, e que traga nossa filha de volta ao Brasil”.
Serviço
Contatos Luis Filipe
Instagram: @Trojanman_fillipe
Facebook : https://www.facebook.com/profile.php