As opiniões expressas pelos colaboradores do Empreendedor são próprias.
Como o CEO e cofundador do Airbnb, Brian Chesky, colocou recentemente: “O shopping é a Amazon. O teatro é a Netflix. O escritório é Zoom. Há um futuro onde você nunca sai de casa e depois que o Covid acabar, o mais perigoso será a solidão.”
A solidão era uma pandemia global antes do Covid-19, mas suas consequências só aumentaram grave, especialmente entre os nossos jovens. Um estudo publicado pela Harvard Graduate School of Education observou que 36% dos entrevistados relataram solidão severa – sentindo-se sozinhos “frequentemente” ou “quase o tempo todo ou o tempo todo”, incluindo 61% dos jovens de 18 a 25 anos. Mais notavelmente, 43% dos jovens adultos relataram aumentos na solidão desde o surto da pandemia.
Ao mesmo tempo, à medida que a gravidade da pandemia de Covid-19 começou a diminuir, os líderes começaram a a hipótese de como será um retorno à normalidade, quais mudanças sociais e econômicas permanecerão e quais desaparecerão. Com isso surge a definição do que será o novo mundo do trabalho.
Relacionado: O que um especialista em solidão no local de trabalho quer que você saiba sobre a emoção
E com esse debate vem um grande tema subjacente e o centro de muitas discussões na diretoria — produtividade. À medida que surgem tendências recentes, como a desistência silenciosa, os líderes estão perguntando se seus funcionários podem realmente ser mais produtivos trabalhando em casa, as reuniões remotas podem ser tão eficazes quanto as presenciais e a conversa virtual sobre bebedouros pode servir ao mesmo nível de meios benéficos. No entanto, há um grande elefante na sala que permanece, um tema subjacente que muitas empresas continuam ignorando porque, no final, não veem que isso se traduz diretamente em produtividade e, francamente, não há uma correlação com o resultado final.
Esse componente é a solidão.
À medida que os líderes reimaginam a nova definição de retorno ao escritório, devemos levar nossos funcionários a pensar saúde em conta, abordando o papel que um ambiente de trabalho desempenha para cada categoria de trabalhador, especialmente os trabalhadores mais jovens. Para alcançar posições desejáveis, muitos dos trabalhadores mais jovens de hoje são obrigados a se afastar de suas respectivas universidades, se mudar para longe de suas famílias e amigos e trabalhar longas horas para aprender e crescer em seus respectivos ofícios. Muitos deles estão agora ainda mais isolados devido a seus ambientes de trabalho remotos.
Ao avaliar o novo ambiente de retorno ao escritório, as empresas de hoje devem considerar fatores além do lucro e da produtividade. Nós, como líderes da empresa, temos a responsabilidade de considerar a saúde mental daqueles que se juntam às nossas fileiras. E devemos ser mais abrangentes em nossa abordagem para fazê-lo.
Aqui estão cinco coisas que as empresas devem considerar ao avaliar um ambiente remoto no contexto da crescente pandemia de solidão:
1. Conheça sua base de funcionários
Entenda aqueles que você está contratando e leve em consideração fatores como suas fases de vida, ambientes sociais e locais em conta. Desenvolva um processo de integração de novos contratados de longo prazo, permitindo uma integração mais profunda e duradoura à cultura da empresa. Criar pontos de contato de comunicação contínuos e uma força-tarefa de liderança interdepartamental que incorpore feedback diversificado ao plano de capital humano.
2. Crie canais sociais autênticos
Desenvolva encontros presenciais que atendam aos interesses pessoais dos funcionários. Estes precisam ser mais do que apenas happy hours casuais. Considere atividades que os funcionários não teriam a oportunidade de experimentar juntos de outra forma, com foco no bem-estar, educação, exploração e desenvolvimento pessoal. Crie “grupos de crescimento” pelos quais funcionários com paixões semelhantes se alinhem com atividades que atendem aos seus interesses, promovendo oportunidades para vínculos mais significativos que sejam sustentados por um longo prazo.
3. Desenvolva grupos de mentores fortes
Quanto mais remoto for um ambiente de trabalho, mais importante pode ser criar relacionamentos significativos de mentor/orientado . Esses relacionamentos podem ter sido mais naturalmente fomentados em ambientes presenciais, portanto, podem exigir atenção mais deliberada se uma empresa optar por permanecer remota.
4. Redesenhe o espaço do escritório
O papel do escritório executivo está mudando. As empresas têm a oportunidade de redesenhar seus escritórios para servirem como centros criativos com mais espaços comuns, lugares onde os funcionários escolhem ir em vez de ir. Há uma oportunidade para um ambiente mais do tipo hoteleiro com maior flexibilidade em termos de horário de expediente e um design que promova o envolvimento comunitário versus estilos de trabalho em silos.
5. Reinventar o retiro
Em épocas anteriores, os retiros da empresa ou off-sites eram uma ocorrência pontual, marcada por custos locais e horários planejados. Há agora uma oportunidade de tornar o retiro uma ocorrência mais frequente. Pode ser uma vez por mês no local em um local inspirador fora do escritório, onde os colegas se reúnem com o único objetivo de passar um tempo de qualidade juntos. Nada mais.
Relacionado: Como os líderes podem fazer o melhor de Trabalho Remoto
Reformular o papel da empresa no ambiente de trabalho diversificado de hoje é a coisa certa a se fazer. À medida que a epidemia de saúde mental continua a crescer, especialmente entre nossos jovens, a responsabilidade se torna ainda mais prevalente. Devemos mergulhar mais fundo para desenvolver programas que tenham um impacto mais significativo. As empresas que fizerem isso não apenas atenderão melhor seus funcionários, mas também serão aquelas para as quais os melhores funcionários escolherão trabalhar com lealdade. Por sua vez, isso ajudará a promover membros da equipe equilibrados, engajados e, como resultado, mais produtivos.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.