As opiniões expressas pelos colaboradores do Empreendedor são próprias.
Desistir em silêncio parece uma terminologia estranha, pois não tem nada a ver com realmente abandonar seu trabalho por pastos mais verdes. Muitos argumentam que não existe demissão silenciosa porque simplesmente se refere a trabalhadores fazendo seu trabalho designado durante seu dia de trabalho típico. O que eles não estão fazendo é assumir tarefas extras ou participar de atividades extracurriculares no trabalho. Trata-se de rejeitar a ideia de que o trabalho tem que dominar sua vida.
E, embora a frase da moda tenha sido aparentemente substituída por desistência rápida (por enquanto), o que não devemos ignorar é a razão real pela qual esses termos foram cunhados em primeiro lugar.
Como consultor de liderança e coach executivo, tive muitos clientes lutando para estabelecer limites entre trabalho e casa antes de sentir que é tudo demais. Eles não têm certeza de quando ou como dizer “não” a telefonemas, e-mails e mensagens depois de estarem oficialmente fora do horário de trabalho. Eles estão sobrecarregados, sobrecarregados, estressados, esgotados e fartos da cultura do trabalho até a exaustão para sobreviver. Enquanto muitos deles podem parecer estar se movendo em direção à tendência de desistência silenciosa, o que eles realmente estão fazendo é dizer não ao esgotamento. Como consultor e coach, eu apoio completamente suas decisões de fazer exatamente isso.
Relacionado: Desistir em silêncio está dividindo a força de trabalho. Veja como reunir todos novamente.
)Abordar a causa raiz da chamada “desistência silenciosa”
Em vez de tentar manter-se atualizado velocidade com as últimas tendências do local de trabalho varrendo as mídias sociais, talvez os líderes devam parar para perguntar por que essas tendências começaram em primeiro lugar. Por que é considerado inaceitável que os funcionários rejeitem tarefas extras, muitas vezes indesejáveis, fora da descrição de seu trabalho? Valorizamos muito os funcionários que trabalham dias longos e de alto estresse com pouco tempo de folga ou tempo com a família, parando apenas quando estão esgotados?
Ou estamos ignorando uma crescente grupo de pessoas se tornando cada vez mais desengajadas no trabalho e obtendo pouca alegria com isso porque estão esgotadas? De acordo com a Gallup, o número de funcionários engajados caiu de 36% em 2020 para 32% no início de 2022.
Relacionado: 5 Sinais de Alerta de Burnout (e Como Responder)
Por que os trabalhadores não trabalham até a exaustão?
A pesquisa é clara: os níveis de esgotamento e estresse aumentaram significativamente desde o início da pandemia de Covid-19. De fato, em janeiro de 2022, a American Psychological Association (APA) disse que “Burnout e estresse estão em alta em todas as profissões”. Em casa, a pandemia de Covid-19 introduziu novos estressores em quase todos os domínios da vida”, disse a APA. “À medida que o mundo se aproxima do 3º ano da pandemia, esses estressores se tornaram persistentes e indefinidos, aumentando o risco de esgotamento de todos.”
Se a pandemia empurrou muitos trabalhadores para um estado de esgotado, faz sentido que eles estejam tentando resistir à rotina diária, fazendo apenas o que são obrigados a fazer. Eles não veem mais seu local de trabalho como um lugar para prosperar e, em vez disso, sentem-se desmotivados e desengajados.
Isso pode estar parcialmente ligado à mudança para uma cultura de trabalho em casa, que contribuiu para muitos funcionários trabalham horas significativamente mais longas, têm dificuldade em desligar e experimentam a falta de limites entre o trabalho e a vida doméstica. Muitos funcionários ficam sentados na frente de seus computadores por mais de 8 horas por dia, com pouco mais de 15 minutos de intervalo para fazer o almoço (e depois comer na frente do computador), se é que almoçam. Eles estão exaustos.
Curiosamente, esse aumento do burnout é visivelmente maior entre as gerações mais jovens. A pesquisa do Indeed sobre o esgotamento em 2021 descobriu que, embora 53% dos millennials já se sentissem esgotados antes da pandemia, saltou para 59% em 2021. A geração Z teve um aumento semelhante.
Juntos, esses gerações consistentemente gostam de jogar fora o velho livro de regras de como as coisas foram feitas no passado em favor da construção de um futuro melhor. Eles têm feito campanha para proteger nosso meio ambiente, melhorar a igualdade e a justiça e melhores condições de vida e trabalho. Eles geralmente não concordam que todo trabalho e nenhuma diversão é a receita para uma vida próspera. Esta geração quer fazer um trabalho significativo, mas aproveitar a vida fora do trabalho também é essencial para eles.
A Organização Mundial da Saúde afirma que o burnout é uma síndrome resultante do estresse no local de trabalho que “não foi gerenciado com sucesso .” Três fatores o definem, dizem eles: sentimentos de esgotamento de energia, aumento da distância mental do trabalho e redução da eficácia profissional.
Relacionados: 8 dicas à prova de fogo para evitar o esgotamento dos negócios
Quem ocupa cargos de liderança deve transformar a cultura de trabalho para que seus colaboradores se sintam engajados, incluídos e conectados ao seu trabalho. Ter funcionários desengajados ou esgotados em sua equipe interromperá a coesão da equipe e afetará negativamente a todos. Quando alguém mal está trabalhando e outros estão trabalhando a todo vapor, isso rapidamente se torna aparente e afeta a dinâmica da equipe. Por isso é tão importante investir na melhoria da cultura para todos.
Como começar
Existem três componentes principais nos quais você pode trabalhar para melhorar e que beneficiarão sua empresa e sua equipe: valor, bem-estar e comunicação.
1. Garanta que sua equipe se sinta valorizada
Garanta que seus funcionários saibam que sua presença, habilidades e trabalho são necessários e valorizados. Reconhecê-los vai um longo caminho para alcançar isso. As empresas que priorizam o reconhecimento dos funcionários têm funcionários 56% menos propensos a procurar um novo emprego, segundo uma pesquisa recente da Gallup-Workhuman. Pode ser tão simples quanto reconhecer marcos em suas vidas, como aniversários de trabalho e aniversários, e comemorar metas alcançadas ou projetos concluídos.
Talvez esteja olhando para oportunidades de progressão e promoção para membros da equipe ou fazendo um resumo de fim de semana reconhecendo as conquistas da semana e os membros da equipe que fizeram isso acontecer.
Ou, se o orçamento permitir, talvez um evento organizado: Uma equipe mensal reunião em que todos terminam o trabalho algumas horas mais cedo e almoçam ou jantam tarde juntos.
Relacionado: O truque simples que este CEO usa para evitar o esgotamento
2. Invista no bem-estar de seus funcionários
Não é segredo que o bem-estar e o engajamento dos funcionários funcionam bem juntos. Gallup descobriu que engajamento e bem-estar são recíprocos, “onde cada um influencia o estado futuro do outro.”
O que você pode fazer para mostrar que a empresa está priorizando o bem-estar de seus funcionários e está comprometida com melhorar?
Existem coisas práticas que você pode fazer. Sua empresa pode oferecer um programa de assistência aos funcionários que os membros podem consultar se precisarem de suporte ou estiverem com dificuldades. Você também pode incluir benefícios de bem-estar:
Uma massagem semanal.
A opção de trabalhar em horário flexível
Em uma nota mais a longo prazo, ter designado líderes de bem-estar é uma excelente maneira de acompanhar o que está sendo feito no escritório para melhorar o desempenho das pessoas saúde mental – eles podem até enviar uma atualização mensal sobre as mudanças. Muito simplesmente, encoraje os trabalhadores a sair na hora e fazer pausas regulares.
3. Concentre-se em conectar as pessoas ao seu trabalho
Reconhecer e valorizar a contribuição de seus funcionários é uma maneira importante e poderosa para aumentar a propriedade de seu trabalho. Crie um fórum aberto onde a equipe possa compartilhar ideias sobre o status de seus trabalhos e projetos, discutir ideias inovadoras que os estimulariam no futuro ou talvez até encontrar soluções criativas para processos que não estão funcionando.
Ouça o que seus funcionários estão dizendo e ouça suas ideias. Isso não apenas fará com que eles se sintam valorizados, mas também os fará se sentir mais conectados ao seu trabalho. Incentive o envolvimento e a participação o máximo possível.
Funcionários engajados e locais de trabalho saudáveis são um subproduto de líderes excepcionais que criam um ambiente de crescimento sem a expectativa de que sua equipe trabalhe até a exaustão.
Confira o link original do post Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhesEsse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.