Está se perguntando se a extensão do seu domínio afeta o SEO? Se precisa ser .com ou pode ser outra? Em entrevista com John Mueller do Google, ele respondeu essa e uma série de perguntas relacionadas ao impacto de domínios em SEO.
Os domínios .com são melhores?
A primeira pergunta é uma das mais comuns, principalmente entre as pessoas que estão registrando um domínio pela primeira vez.
Os domínios .com são melhores do que outros? É aceitável usar uma extensão mais recente, como um domínio .space?
Segundo Mueller, não há problema nenhum. Os novos domínios de nível superior (TLDs) são equivalentes a outros domínios de nível superior genéricos como .com quando se trata de SEO. Pode escolher algo de que goste, existem várias opções disponíveis agora.
Domínios WWW ou não WWW?
É melhor usar um www ou não-www de um nome de domínio?
De acordo com o Google você pode usar o que preferir. Os sistemas do Google não têm preferência de qualquer maneira. Às vezes, há motivos técnicos para seguir um caminho ou outro, mas geralmente é apenas uma questão de preferência pessoal.
Rel = Canônico em diferentes tipos de domínio
É possível usar o elemento rel = canonical em diferentes TLDs? Como gTLDs (domínios genéricos de nível superior) e ccTLDs (domínios de nível superior com código de país).
Mueller comenta que você pode fazer isso, o elemento de rel = canonical não está limitado ao mesmo nome de domínio.
Extensões de domínio específicas de um país podem funcionar para um site global?
Google afirma que sim. Embora um nome de domínio com código de país ajude o sistemas do Google a segmentar geograficamente esse país, ele ainda permite visibilidade global. A única limitação é que você não pode especificar outros países para segmentação geográfica. Por exemplo, se você tem um site .fr na França, pode usá-lo globalmente. Mas você não seria capaz de segmentar geograficamente explicitamente os usuários no Brasil.