As opiniões expressas pelos colaboradores do Empreendedor são próprias.
“Estamos tentando construir o Amazon Prime de churrasco e mídia”, disse Shawn Walchef, proprietário e fundador da Cali BBQ Media e Cali Comfort BBQ. Embora isso provavelmente pareça estranho no começo, Shawn está realmente desenvolvendo seu próprio ecossistema promocional, combinando hospitalidade e marketing para desenvolver uma reputação autêntica.
Hoje, é crucial que as empresas tenham uma presença online. Com dois podcasts (Digital Hospitality e Restaurant Influencers), um blog e um perfil em todas as plataformas de mídia social que você possa imaginar, Shawn é especialista em destacar sua marca e interagir com seu público.
“É muito mais do que comida. É muito mais do que hospitalidade”, disse Shawn. “Você tem que saber como compartilhar sua história. Você precisa saber como fazer isso online.”
Seja no TikTok, Facebook, LinkedIn ou Instagram, o vídeo é a chave para desbloquear o engajamento.
“A internet quer cru. Profissionalmente cru. E você tem a melhor ferramenta que permite fazer isso – o aplicativo da câmera em seu smartphone”, disse Shawn. “O vídeo é tão poderoso. A internet quer vídeo. O vídeo pode lhe dar muito quando você não está dizendo ao cliente: ‘Ei, eu vendo churrasco.’ Estou gravando um vídeo de 15 segundos mostrando a eles nossa Pitmaster Bernice no antigo poço de nogueira colocando costelas no defumador.”
Esse conteúdo poderoso e visualmente atraente só será tão bem-sucedido quanto você estão em publicá-lo, no entanto. De acordo com Shawn, ele faz desses vídeos de mídia social parte de sua rotina diária para manter os espectadores engajados.
“Da mesma forma que eu verifico e-mails. Da mesma forma que eu verifico mensagens de texto. Onde quer que eu esteja, é uma oportunidade para dar acesso às pessoas que nos seguem on-line – uma prévia da vida de dono de uma churrascaria. Um podcaster. De eu ir a Vegas para fazer um discurso para outros donos de restaurantes. Agora estou trazendo pessoas para a história. E ao trazer as pessoas para a história, mais pessoas investem em nossa marca e isso nos dá mais oportunidades.”
Dito isso, ser autêntico online não necessariamente tornará todos fãs do seu negócio. Sempre haverá alguém por aí que expressa críticas, muitas vezes na forma de uma crítica.
“É devastador quando alguém se dá ao trabalho de escrever uma crítica de 1 estrela, atacando todos os coisas em que você acredita”, disse Shawn. “E se uma pessoa está dizendo isso, então talvez outras pessoas tenham experimentado e simplesmente não tenham tido tempo para escrevê-lo. Agora, se várias pessoas estão dizendo isso, operacionalmente, podemos olhar para isso e dizer: ‘Bem, talvez tenhamos um problema, e talvez possamos investigar esse problema.’
“Uma vez começamos a fazer isso – assim que comecei a responder a todas as críticas no momento em que foram escritas, fossem boas ou ruins – literalmente transformou a forma como fazíamos negócios. Isso significa que não recebemos críticas ruins? Não, recebemos muitas críticas ruins. Mas quando analisamos as críticas ruins, pegamos esses dados objetivos e dissemos: ‘Se três pessoas em uma fila reclamaram de nosso peito, talvez nosso processo de fabricação de peito precise ser analisado.’ E começamos a pegar esses dados e torná-los parte de nossa cultura de negócios. Não importa o que aconteça, sempre responderemos aos comentários. Fossem eles bons ou ruins, nós íamos ouvir. Nós íamos oferecer essa hospitalidade.”
Olhar para o feedback de forma objetiva é difícil, mas pode ajudá-lo a melhorar aspectos do seu negócio que você não teria examinado de outra forma. Embora as avaliações devam ser consideradas com cautela, ter uma empresa é algo pessoal e não há problema em mostrar a seus espectadores e clientes como a experiência pode ser emocionante.
“Quando você fala sobre sua negócios, sua família, seu bebê, é cru, e é emocional. Para mim, é uma vida. Eu não tenho uma vida de negócios e uma vida pessoal. Tenho uma vida e todos os dias tenho a oportunidade de fazer o que amo fazer, que é expandir meus negócios e causar impacto na minha família, na minha comunidade, nos nossos clientes, em todas as pessoas que recebemos para entrar em contato em escala global agora por causa da internet.”
Os conselhos de Shawn para construir com sucesso uma reputação digital incluem:
Seja um humano e responder como um ser humano. Os revisores reservam um tempo para deixar comentários sobre a experiência deles em sua empresa. Deixe-os saber que há um humano do outro lado da Internet dedicando um tempo para ler, responder e agradecer por sua revisão. Ouvir e se envolver ajuda a construir sua reputação e seu negócio.
Encontre os benefícios de avaliações ruins. Mesmo a crítica pode levar a algo positivo. Tente ler os comentários objetivamente e discernir quaisquer padrões. Se várias pessoas têm a mesma crítica, essa é uma oportunidade de ouro para melhorar.
Seja cru. Os usuários da Internet anseiam por conteúdo autêntico e sabem quando você está tentando enganá-los. Crie vídeos com aparência profissional, mas não pense demais. Destaque as pessoas da sua empresa fazendo o que fazem de melhor sem se esforçar para vender.
Ouça o episódio abaixo para ouvir diretamente de Shawn Walchef e assine o Behind the Review para mais informações de novos proprietários de empresas e revisores todas as quintas-feiras.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.