Ainda é muito cedo para compreender completamente o impacto a longo prazo, mas o novo salário mínimo de 20 dólares na Califórnia para trabalhadores de fast-food está a começar a mostrar os seus efeitos. Várias cadeias aumentaram os seus preços em resposta ao aumento salarial, o que levou agora a um declínio notável no tráfego de pedestres.
Dados da Placer.ai revelam que as tendências anuais de visitas para o segmento de serviço rápido da Califórnia ficaram ligeiramente à frente das médias nacionais em fevereiro e março. No entanto, após o aumento salarial de 1 de Abril, as tendências de visitas nacionais ultrapassaram as da Califórnia durante sete das oito semanas em Abril e Maio.
Relacionado: Considerando a propriedade de uma franquia? Comece agora a encontrar sua lista personalizada de franquias que correspondam ao seu estilo de vida, interesses e orçamento.
A Lei de Responsabilidade do Franqueador de Fast Food, que aumentou o salário mínimo para trabalhadores de fast-food na Califórnia para US$ 20, entrou em vigor em 1º de abril e se aplica a restaurantes de fast-food caracterizados por critérios específicos. Para se enquadrar nesta categoria, um restaurante deve operar como um “restaurante de serviço limitado”, com serviço de mesa mínimo ou nenhum, e os clientes normalmente pedem e pagam por seus alimentos ou bebidas antes de consumi-los.
O aumento salarial representa um compromisso matizado entre a indústria de fast-food e os sindicatos, após quase dois anos de negociações marcadas por acordos de confidencialidade e concessões estratégicas. Reflete uma mudança significativa no panorama dos direitos laborais e da política económica na Califórnia e poderá servir de referência para outros estados que considerem medidas semelhantes.
Relacionado: Descubra quais marcas estão classificadas há mais tempo na franquia 500, ganhando um lugar em nosso novo ‘Hall da Fama’
Aumentos de preços, demissões
Desde abril, várias redes aumentaram seus preços de cardápio, enquanto algumas operadoras prometeram não considerar o estado para expansão. Em janeiro, dois franqueados da Pizza Hut, com sede na Califórnia, demitiram entregadores antes do aumento.
No mês passado, uma rede, Rubio’s Coastal Grill, fechou 48 lojas na Califórnia devido ao alto custo de operação no estado.
“Tomar a decisão de fechar uma loja nunca é fácil”, afirma a marca em comunicado. “Os fechamentos foram provocados pelo aumento do custo de fazer negócios na Califórnia. Embora dolorosos, os fechamentos de lojas são uma etapa necessária em nosso plano estratégico de longo prazo para posicionar a Rubio’s para o sucesso.”
A análise Placer.ai da McDonald’s, que tem cerca de 9% do seu sistema doméstico na Califórnia, mostra que, embora o seu tráfego tenha correspondido às tendências nacionais em Fevereiro e Março, teve um desempenho inferior em quase 250 pontos base após o aumento salarial na Califórnia.
Leia mais: Yahoo! Finanças
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.