Contrariando a tendência dos logotipos planos, a versão do século XXI apresenta um coração tridimensional sombreado que faz lembrar um emoji.
O logotipo será protagonizado em anúncios em toda a cidade como parte de uma campanha de oito semanas liderada pelo presidente da Câmara de Nova Iorque Eric Adams, e pela governadora Kathy Hochul, e pela organização sem fins lucrativos Partnership for New York City.
O objetivo é eliminar as divisões sociais e políticas destacadas pela pandemia e, em vez disso, incentivar a ação coletiva para regenerar a cidade na forma de limpezas comunitárias, promoções para empresas de bairro e outras atividades.
“A campanha ‘We ♥ NYC’ pede a todos os que amam a maior cidade do mundo que a mostrem, dando uma mão amiga e espalhando esse amor por todos os quarteirões dos cinco bairros” disse o presidente da câmara Adams.
Esta ideia de espírito comunitário reflete-se no uso do logotipo do pronome colectivo “nós” em vez do singular “eu”, enquanto a sua nova fonte faz referência à sinalização Helvética do sistema de metro de Nova Iorque, que Clifford descreveu como “o coração palpitante da cidade“.
O logotipo atualizado não pretende substituir o desenho universalmente reconhecido “I ♥ NY”, que o designer gráfico Milton Glaser, nascido no Bronx, esboçou pela primeira vez nos anos 70 quando estava sentado no fundo de um táxi, e que desde então foi reproduzido milhares de vezes sob a forma de mercadoria licenciada e não licenciada.
Mas o novo logotipo ainda reações negativas dos designers e dos nova-iorquinos da mesma forma.
A repórter de design Katie Deighton visou o espaçamento inconsistente do logotipo, tweeting que provavelmente teria Glaser “kerning in his grave”, enquanto O diretor de design do futurismo Tag Hartman-Simkins comentou que o verbo parecia ter sido “retroalimentado no terreno”.
“Não consigo imaginar nenhuma pessoa com um background em design gráfico que tenha feito aquilo sem um comitê de políticos brandos a lixar as suas arestas até se sentirem suficientemente seguros para revelar isso ao público,” ele disse ao New York Times.
Os organizadores da campanha afirmam que o seu objetivo de “inspirar otimismo e ação cívica” está de acordo com o espírito do design original de Glaser, que foi criado como parte de uma campanha publicitária do Estado de Nova Iorque para combater o desemprego crescente e promover o turismo entre as taxas de criminalidade crescentes.
“A campanha original I ♥ NYC foi lançada em 1977 no meio de uma crise urbana,” eles escreveram. “O seu objetivo era reacender o otimismo can-do de Nova Iorque, mobilizar ações voluntárias para construir uma cidade mais segura, mais limpa e mais próspera, e assegurar que a cidade de Nova Iorque continuaria a ser um grande lugar para viver, trabalhar e visitar”
“We ♥ NYC é uma versão do século XXI da campanha dos anos 70. Mais uma vez, os nova-iorquinos estão a reunir-se para mobilizar a ação cívica e o envolvimento comunitário como catalisador de um renascimento da cidade e dos seus bairros”
Antes desta mais recente iteração do logotipo, Glaser já uma vez reimaginou o próprio desenho antes de seguir os ataques de 11 de Setembro, adaptando-o para dizer “I ♥ NY More Than Ever”.
O designer, que faleceu em 2020, usou o seu trabalho para defender muitas das causas de que se preocupava, se sensibilização para as alterações climáticas, encorajar as pessoas a votar ou mobilização de ações em torno da epidemia de AIDS nos anos 80.
Todas as imagens são cortesia de Graham Clifford e do Departamento de Desenvolvimento Económico do Estado de Nova Iorque.