Por Lindenberg Junior
Ajudando o cego a enxergar e ajudando o paralítico a andar. Bem, pelo menos é o que supostamente a startup Neuralink de Elon Musk espera realizar. A empresa está trabalhando em uma tecnologia que espera implantar na superfície externa do cérebro humano um chip para permitir que essas coisas sejam possiveis.
O chip, chamado N1, colocaria milhares de eletrodos mais finos do que cabelos na superfície externa do cérebro e se comunicaria sem fio com o mundo exterior na esperança de permitir a estimulação necessaria que possa resolver esses problemas.
Em um determinado evento da fase de testes o Neuralink mostrou que um macaco com o chip era capaz de digitar apenas com a mente em um teclado virtual, mas o mais incrivel foi que o chip foi capaz de usar esses mesmos eletrodos para enviar sinais de volta aos neurônios que compõem o cérebro e o sistema nervoso, o que fez ajudar pessoas com tetraplegia a andar ou usar as mãos.
“Nosso objetivo será acender as luzes para alguém que passou décadas vivendo no escuro”, disse o pesquisador da Neuralink, Dan Adams, que está trabalhando nos esforços de “reembalar” os dados da câmera em um formato compatível com o cérebro e canalizá-los diretamente para o córtex visual.
No entanto, a tecnologia ainda está longe de ser usada na medicina, mas esse futuro pode não demorar varias décadas. A Neuralink enviou, recentemente seu pedido à FDA (Food and Drug Administration) para iniciar os testes em humanos, e espera iniciar os respectivos testes dentro de seis meses, ou seja, em meados de junho de 2023. Este é um passo significativo para o chip N1, que eventualmente está chegando ao domínio público. Um pouco assustador para uns enquanto salvador para outros.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes