Os consultores da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA estão farejando um descongestionante popular que afirmam não aliviar realmente os sintomas de um resfriado comum.
Na terça-feira, os conselheiros da FDA votaram por unanimidade que a fenilefrina, ou “PE”, encontrada nas versões orais de Sudafed, Allegra e Dayquil, é ineficaz e deveria ser retirada das prateleiras.
A FDA deve agora determinar se deseja seguir a recomendação do painel. Esta importante decisão significaria que empresas como a Procter & Gamble e a Johnson & Johnson teriam de retirar muitos dos seus produtos rotulados como “PE” das drogarias.
“Acho que há uma questão de segurança aí”, disse o Dr. Paul Pisaric, da Archwell Health, em Oklahoma, ao The Los Angeles Times. “Acho que, no que me diz respeito, este é um acordo fechado. Não funciona.”
Uma breve história da fenilefrina
Em 2006, o presidente Bush assinou uma lei proibindo medicamentos para resfriado vendidos sem receita médica com vendas de pseudoefedrina. O descongestionante limpa eficazmente o nariz entupido, mas também foi utilizado no mercado ilícito para produzir metanfetamina.
As empresas farmacêuticas responderam substituindo a pseudoefedrina por um ingrediente mais seguro chamado fenilefrina. Os clientes ainda podiam comprar produtos contendo pseudoefedrina, mas ela era colocada no balcão das farmácias e, em muitos casos, exigia receita médica. Medicamentos com nomes como Sudafed PE são muito mais fáceis de adquirir, constituindo a maior parte do mercado de 2,2 mil milhões de dólares para descongestionantes orais.
Mas os médicos e cidadãos preocupados questionam a eficácia da EP há anos.
O painel vota não
Respondendo às críticas contínuas à fenilefrina por parte dos médicos e às petições dos cidadãos, a Food and Drug Administration reuniu um comité de especialistas para investigar se o ingrediente funciona.
O comitê foi solicitado a responder a uma única pergunta: “Os dados científicos atuais apresentados sustentam que a dosagem monográfica de fenilefrina administrada por via oral é eficaz como descongestionante nasal?”
Sua resposta unânime: “Não”.
O comitê também concordou que não há mais necessidade de estudos adicionais. Em outras palavras, a decisão foi final.
“Realmente não deveríamos ter no mercado produtos que não sejam eficazes”, disse à CNN a membro do comitê, Dra. Diane Ginsburg, da Universidade do Texas em Austin College of Pharmacy.
Sprays nasais são aceitáveis
Uma advertência às recomendações do comitê da FDA. Os medicamentos com fenilefrina fornecidos em spray nasal demonstraram ser eficazes contra a congestão. Mas as versões orais, como comprimidos e xaropes, nem tanto. Por que? Alguns pesquisadores acreditam que a fenilefrina é metabolizada tão bem pela barriga que não chega à corrente sanguínea e ao nariz em quantidade suficiente.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.