Um novo relatório do consulado mexicano em San Diego indica que o número de mexicanos feridos ou mortos tentando cruzar a fronteira aumentou nos últimos anos. Por meio de câmeras de vigilância, a Patrulha de Fronteira captura a maneira como os migrantes indocumentados saltam e arriscam suas vidas para pisar em solo americano.
“São os contrabandistas que colocam as escadas para os imigrantes subirem a cerca principal e a cerca secundária”, disse Ángel Moreno, porta-voz da Patrulha de Fronteira.
Moreno levou o TELEMUNDO 20 a um passeio pela área remota das montanhas Otay Mesa, onde ocorreram inúmeros saltos, fraturas e até mortes.
“Especificamente, acreditamos que o aumento de mortos e feridos está intimamente relacionado ao fato de que o governo dos Estados Unidos decidiu aumentar a altura do muro de 18 para 30 pés”, disse Carlos González Gutiérrez, cônsul geral do México em San Diego.
De acordo com um novo relatório do consulado mexicano em San Diego, durante o ano fiscal de 2022, 42 mexicanos morreram tentando cruzar a fronteira. Em 2021, 41 pessoas morreram e, em 2020, foram registradas 16 mortes.
Houve um aumento de 162% nos últimos três anos.
“Vimos um aumento, não apenas nas pessoas que resgatamos ou que estão feridas, ou nos narcóticos que apreendemos, mas estamos vendo um número total de pessoas tentando entrar nos Estados Unidos que está aumentando”, acrescentou Moreno.
Estatísticas da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) indicam que pelo menos 646 cidadãos mexicanos foram hospitalizados ou morreram tentando chegar aos Estados Unidos. Desses, apenas 20% foram internados por lesões não relacionadas à parede, como desidratação e insolação, entre outros. Enquanto os 80% restantes sofreram contusões, fraturas, lacerações ou ferimentos ainda mais graves relacionados à queda da cerca.
“Temos evidências de que esses muros mais altos não conseguiram conter os fluxos, mas aumentaram o número de feridos e mortos”, acrescentou Gutiérrez.
Aqueles que desejam obter mais informações ou recursos sobre seus familiares feridos ou desaparecidos podem solicitar assistência ligando para 619-843-6399 ou escrevendo para o e-mail: proteccion@consulmexsd.org .
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes