https://produtivamente.com.br/media/2022/07/Multitarefa-sera-que-e-bom-e-voce-pode-realmente-domina-la-1024×683.jpg 1024 683 Produtivamente Produtivamente https://secure.gravatar.com/avatar/971b82fd46cb61670b3234183bed2ab5?s=96&d=mm&r=g
Por um momento, pense em quantas tarefas você faz malabarismos em um dia. Do momento em que você acorda até deitar a cabeça no travesseiro à noite, você lida com uma infinidade de coisas, desde ajudar as crianças com a lição de casa até fazer o trabalho do escritório em casa, e receber e responder a e-mails enquanto conversa com seus colegas no telefone, etc. Você provavelmente é multitarefa 24/7.
Se você concorda com o que foi mencionado no parágrafo anterior, você estará interessado nos conselhos oferecidos neste artigo.
Este artigo visa ajudá-lo a dominar a arte da multitarefa, dividindo as coisas para que você possa chegar a uma solução útil. Aperte os cintos para obter respostas para suas dúvidas e tornar sua vida mais simples e agradável.
O que é multitarefa?
Em um contexto humano, multitarefa se refere para realizar várias atividades simultaneamente, como editar um documento ou responder a e-mails enquanto participa de uma teleconferência.
Nos tornamos menos eficientes e mais propensos a cometer erros quando nosso cérebro muda continuamente de marcha para se recuperar e adiante. De acordo com psicólogos que estudam o que acontece com a cognição, a mente e o cérebro não são feitos para multitarefas pesadas (que exigem muito).
Os psicólogos comparam a tarefa à coreografia ou controle de tráfego aéreo, ressaltando que o desgaste mental pode levar ao desastre nestas e em outras atividades.
É possível realizar multitarefas?
A verdadeira pergunta que se deve fazer é se é possível realizar multitarefas.
Ele realmente se restringe ao que as pessoas percebem e o que realmente é. As pessoas pensam que são capazes de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. No entanto, o fato é que eles estão apenas mudando de um foco para outro.
Quando a multitarefa não é possível?
As habilidades de multitarefa são baseadas em um mito, de acordo com neurocientistas cognitivos e psicólogos de todo o mundo.
Vários tipos de pesquisa foram feitos para ver como a multitarefa afeta nosso cérebro. Um estudo realizado para verificar se a multitarefa ao dirigir era bom ou ruim, concluiu que o desempenho é reduzido principalmente quando há conflito de recursos.
Outro estudo foi feito sobre o desempenho de idosos vs jovens ao realizar multitarefas durante a condução, e concluiu que o desempenho dos idosos sofreu mais do que o dos jovens e que a capacidade de multitarefa diminuiu com a idade.
Quando é possível realizar multitarefas?
De acordo com os estudos, a única vez que você pode realizar multitarefas é quando você está fazendo duas coisas e uma delas não requer sua atenção ou energia mental, por exemplo, correr enquanto ouve música.
De acordo com a pesquisa, atividades pouco distrativas, como ouvir rádio, podem ajudar a melhorar o desempenho de condução, fornecendo uma opção menos perturbadora. Ele conclui que você pode realizar várias tarefas apenas quando uma das duas coisas não requer sua atenção ou energia mental. Assim como ao dirigir, você não precisa fazer um esforço adicional ou usar energia mental para ouvir música e, assim, realizar várias tarefas (dirigir e ouvir música) é possível.
Multitarefa é uma coisa boa?
A resposta direta é NÃO quando você está tentando fazer muitas coisas simultaneamente, e essas coisas requerem sua energia mental.
A multitarefa afeta negativamente nossa produtividade em geral. É um mau hábito que tem efeitos prejudiciais a longo prazo na sua saúde, bem-estar e produtividade:
Multitarefa pode prejudicar a saúde
Multitarefa tem um efeito ruim na saúde, pois leva à depressão e ansiedade social. A massa cinzenta do cérebro, particularmente em regiões ligadas ao controle cognitivo e à regulação da motivação e emoção, mostrou ter diminuído em multitarefas frequentes na mídia.
Essas pessoas são mais propensas a enfrentar problemas de saúde mental, como como depressão.
Além disso, os multitarefas de mídia persistentes têm memória de trabalho e de longo prazo mais pobres, portanto, sua capacidade de reter informações também diminui ao longo de um período.
A multitarefa afeta seus relacionamentos
Além de enfrentar problemas como depressão e ansiedade, as pessoas que fazem multitarefas constantemente também prejudicam seus relacionamentos.
Às vezes, a tendência a multitarefas afeta o relacionamento e o parceiro se sente negligenciado. Imagine discutir algo com seu parceiro enquanto ele está constantemente engajado no celular verificando as mídias sociais ou e-mail. Como isso faria você se sentir?
Essa chamada tecnoferência ou interferência da tecnologia causa redução da satisfação no relacionamento.
A multitarefa torna você improdutivo
Pesquisadores investigaram se a multitarefa aumenta nossa produtividade e eficácia . Os resultados mostraram que a multitarefa torna os indivíduos menos eficazes e produtivos, o que é exatamente o inverso do que a maioria dos multitarefas acredita.
Há um custo cognitivo toda vez que passamos de uma tarefa para outra, o que reduz nossa produtividade.
Multi-tarefa implica que você está constantemente mudando sua atenção entre várias tarefas. Isso pode parecer o nível máximo de foco, mas multitarefa não é diferente de se distrair – pior, é auto-imposto.
Gostaríamos de acreditar que fazer malabarismos com várias atividades ao mesmo tempo é possível, mas tem o custo de diminuir a qualidade e a quantidade de atenção dada a cada tarefa. Como resultado, você é menos produtivo do que alguém que se concentra em uma tarefa de cada vez.
Multitarefa afeta seu desempenho
Estudos mostram que o desempenho quase sempre sofre. Tornamo-nos menos eficientes e mais propensos a cometer erros quando nosso cérebro muda continuamente de marcha para alternar entre as tarefas – especialmente quando essas tarefas são complicadas e exigem nossa atenção ativa.
Isso pode não ser tão óbvio ou impactante quando estamos fazendo coisas fáceis e comuns, como caminhar enquanto ouvimos música ou dobrar roupas enquanto assistimos TV. Quando as atividades são maiores e mais difíceis, no entanto, tentar realizar várias tarefas pode ter uma influência prejudicial em nossa vida – e até ser perigoso.
Nossa atenção é dividida quando fazemos isso. chamado multitarefa. Isso torna mais difícil para nós focarmos inteiramente em um item.
Perdemos tempo e energia quando trocamos de tarefas. Um estudo descobriu que, ao alternar entre diferentes tarefas, a quantidade de tempo desperdiçada depende de vários fatores e pode variar de segundos a horas.
Segundo o psicólogo Gerald Weinberg:
Concentrando-se em uma tarefa de cada vez = 100% do seu tempo produtivo disponível.
Alternar entre duas tarefas ao mesmo tempo = 40% do seu tempo produtivo para cada e 20% perdido para a troca de contexto.
Alternar entre três tarefas ao mesmo tempo = 20% do seu tempo produtivo para cada e 40% perdido para a mudança de contexto.
Esse comportamento diminui seu foco ao longo do tempo e torna sua mente mais receptiva a distrações.
Como parar de ser multitask se você não está fazendo as coisas
Se você achar que a multitarefa está atrapalhando sua produtividade, tente mudar seu hábito com estas etapas:
1. Mudar de Foco Conscientemente
Em vez de tentar completar duas atividades simultaneamente, considere criar um sistema para lembrá-lo de mudar seu foco. Jerry Linenger, um astronauta americano a bordo da estação espacial Mir, achou esse método eficaz:
Como astronauta, ele tinha muito trabalho todos os dias. Em alguns relógios, ele ajustou alarmes para si mesmo. Ele sabia que era hora de trocar de tarefas quando um relógio específico apitava. Isso permitiu que ele se concentrasse completamente no que estava fazendo a qualquer momento.
Esse método funciona porque o alerta nos lembra o que vai acontecer.
2. Gerencie várias tarefas sem multitarefa
Raj Dash da Performancing.com desenvolveu um método inteligente para fazer malabarismos com muitos projetos sem multitarefa. Antes de passar para outras tarefas, ele recomenda gastar 15 minutos para conhecer um novo projeto. Mais tarde, volte ao projeto e gaste cerca de trinta minutos pesquisando e fazendo brainstorming.
Deixe passar alguns dias antes de concluir o projeto em questão. Enquanto trabalhava em outros projetos, seu cérebro ainda estava resolvendo problemas em segundo plano.
Essa estratégia funciona porque nos permite trabalhar em vários projetos simultaneamente sem precisar brigar por sua atenção.
3. Deixe de lado as distrações
As abas abertas em seu computador, seu smartphone e sua caixa de correio são todos convites abertos para se distrair. Reserve um tempo todos os dias para desativar suas notificações, dispensar sua caixa de entrada e excluir abas indesejadas da sua área de trabalho.
Se você quer se concentrar, não pode permitir que mais nada invada seu espaço mental.
Os e-mails são particularmente intrusivos porque frequentemente transmitem um sentimento de urgência desnecessariamente alto . Algumas culturas no local de trabalho valorizam as reações oportunas a essas comunicações, mas não podemos abordar todos os cenários como se fossem uma emergência.
Reserve um tempo durante o dia para verificar e responder a e-mails para evitar a verificação compulsiva.
4. Aprenda a dizer não
Quando você ouvir a frase “aprenda a dizer não”, não entenda que você deve ser desagradável para todos. O que isso significa é que você deve evitar dizer sim.
A maioria dos problemas surge quando dizemos “sim” imediatamente. Então temos que gastar muito esforço para descobrir como sair do nosso compromisso.
Dizer “deixe-me pensar sobre isso” ou “posso te avisar mais tarde” oferece tempo para considerar a oferta e permite que você retorne à sua atividade anterior mais rapidamente.
5. Faça da tecnologia sua aliada
Algumas empresas estão trabalhando em programas para ajudar as pessoas a resistir ao desejo de multitarefa.
Forest, por exemplo, transforma o foco em um jogo. O RescueTime e outras extensões permitem que você acompanhe suas atividades on-line, para que você tenha mais consciência de como gasta seu tempo.
As únicas habilidades de multitarefa para dominar
Se você tem muito o que lidar e acredita que a multitarefa é inevitável, estas são as únicas habilidades de multitarefa a serem dominadas para produtividade:
1. Conheça seu objetivo – diário, semanal, mensal
Certifique-se de que seus objetivos sejam alcançáveis. Quando você se senta para trabalhar em algo, deve estabelecer algumas metas para si mesmo e se esforçar para alcançá-las. Certifique-se de quebrar suas metas diárias, semanais, mensais e anuais. Isso o ajudaria a manter o foco e fazer mais trabalho sem ficar preso na multitarefa de forma irregular.
Suas metas podem ajudá-lo a decidir o que é importante e o que não é. Muitas vezes ficamos presos em fazer coisas que não são importantes para nossos objetivos. Dividindo suas metas em segmentos diários ou semanais, você consegue manter o foco para poder eliminar tarefas que não são importantes.
Toda a sua energia e tempo seriam dedicados a coisas que realmente importam – coisas que ajude você a alcançar seus objetivos finais.
2. Priorize suas tarefas com base em seus objetivos
Essa é a chave para executar várias tarefas ao mesmo tempo de forma eficaz, que é priorizar tarefas críticas com base em sua capacidade de realizá-las. Listar tudo o que você está fazendo e que deve ser feito, e criar uma lista de tarefas é simples.
No entanto, saber o que deve ser feito e quando e por que um trabalho deve ser concluído antes do outro é igualmente vital. Isso não apenas aumentará sua produtividade, mas também ajudará você a realizar várias tarefas com mais sucesso.
3. Terceirize ou delegue para permitir a progressão paralela
As pessoas multitarefas sempre tendem a tomar a maioria dos assuntos em suas mãos, o que resulta em uma progressão linear. É um processo lento. Você só pode fazer uma coisa de cada vez com total concentração.
Alternativamente, a progressão paralela pode ser alcançada quando você terceiriza ou delega trabalho. A progressão paralela é quando você atribui uma tarefa significativa e demorada que pode ser concluída simultaneamente com seus outros projetos.
Simplesmente fazer muito por conta própria não garante que você esteja sendo produtivo, pois o autor de The one thing diz:
“A atividade geralmente não está relacionada à produtividade, e a ocupação raramente cuida de negócios.”
Multitarefa prejudicaria a eficiência do seu trabalho e poderia terminar em um resultado negativo para sua empresa. É por isso que é sempre inteligente terceirizar suas tarefas de maneira inteligente.
4. Gerenciando listas e juntando atividades semelhantes (batching)
Outra habilidade importante que você deve tentar dominar é listar e batching. Você pode listar todas as suas tarefas e depois tentar encontrar as que são de natureza semelhante. Batching refere-se a juntar tarefas semelhantes e fazê-las de uma só vez. Isso ajudaria você a economizar tempo e energia, pois você não precisa alternar entre tarefas de natureza variada.
Veja sua lista de tarefas agora e pense em quais podem ser terceirizadas ou delegadas, e quais só podem ser feitas por você.
Considerações finais
Multitarefa é um mito, pois não somos super-humanos capazes de fazer várias coisas simultaneamente. Alternar constantemente entre tarefas não é o caminho a percorrer se você quer ser produtivo.
No entanto, você pode ter vários objetivos alcançados usando as estratégias que mencionei neste artigo, sem ter que distraído por multitarefas.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes