JSNEWS – O operador da maior rede ferroviária do México – FERROMEX– suspendeu a atividade de 60 trens de carga devido ao fluxo de milhares de imigrantes que usam esses veículos para chegar à fronteira com os Estados Unidos, anunciou a empresa nessa terça-feira,19.
Durante anos, milhares de imigrantes de diferentes nacionalidades usaram as redes de trens de carga do México para atravessar o país em direção à fronteira norte, onde solicitam asilo ou cruzam irregularmente a fronteira. Muitas dessas pessoas acabam mortas ou amputadas ao cair acidentalmente do teto do trem, que recebeu o nome “La Bestia”, a Besta, que também é conhecido como “el Tren de la Muerte”, o Trem da Morte em português.
.@Ferromex se ve obligado a suspender movimiento de trenes de carga para proteger la integridad de personas migrantes. pic.twitter.com/o2Znqozlhw
— Grupo México Prensa (@GMexico_Prensa) September 19, 2023
A empresa não detalhou qual a porcentagem de sua operação que será afetada por essa medida que ela classificou de ‘temporária‘, embora tenha afirmado que os 60 trens, que fazem a linha, têm uma capacidade de carga equivalente à de 1.800 caminhões.
A FERROMEX informou em seu site que aguarda que medidas de segurança sejam adotadas pelas autoridades mexicanas para resolver a situação e alertou que a interrupção das atividades já foi informada a seus clientes, e que essa suspenção terá impacto nas cadeias de produção e na oferta de produtos ao comércio internacional, a empresa não disse qual seria esse impacto.
A rede que a FERROMEX opera cobre 10.000 km de trilhos que ligam as principais áreas industriais e de consumo do México, conectando-se internacionalmente a oito portos e seis passagens de fronteira.
O fluxo migratório para os Estados Unidos é incessante. Desde maio de 2023, o Governo Biden aplica a medida Titulo 8 que em os mesmo efeitos da medida 42 da era Trump, que penaliza as pessoas que atravessam a fronteira mexicana em direção aos Estados Unidos, ilegalmente, essas pessoas estão sujeitas a expulsão, deportação e vetadas de voltar ao território dos EUA por um período de cinco anos, e sujeitas a processo criminal em caso de reincidência.
The post Mexico anuncia o fim da “La Bestia, el Tren de la Muerte” – os perigosos trens de carga que são usados por imigrantes para chegar à fronteira dos USA appeared first on Jornal dos Sports USA.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes