Na terça-feira, dia 15, o estado de Massachusetts reduziu significativamente suas regras sobre o uso de máscara para pessoas totalmente vacinadas, à medida que os casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus reduzem nas comunidades.
Apesar dos apelos de especialistas em saúde pública e legisladores de Massachusetts, o Governador Charlie Baker se recusou a implementar outro mandato sobre o uso de máscaras. No final de dezembro, ele emitiu um aviso que encorajou – mas não exigiu – que todos os indivíduos usassem máscaras em áreas internas de ambientes públicos, independentemente de seu status de vacinação.
No entanto, em um comunicado atualizado na terça-feira, o Departamento de Saúde Pública (DPH, sigla em inglês) disse que não recomenda mais que todos os indivíduos vacinados usem coberturas faciais em público.
Em vez disso, o uso de máscara para pessoas totalmente vacinadas se aplica apenas àqueles que têm um sistema imunológico enfraquecido ou correm maior risco de desenvolver complicações graves de COVID-19, devido à idade ou condições de saúde pré-existentes. “As pessoas vacinadas que vivem em uma casa com pessoas imunocomprometidas também devem continuar usando máscaras em público”, disse o DPH.
Indivíduos vacinados que contraem uma infecção por COVID também devem usar máscaras em público por cinco dias após deixar o isolamento ou a quarentena, de acordo com as autoridades.
As pessoas que não estão totalmente vacinadas devem continuar usando coberturas faciais em público.
“Esta decisão mostra que Massachusetts é líder nacional na aceitação de vacinas”, disse o DPH.
Certos ambientes internos ainda exigem uso de máscara para todos, incluindo transporte público, assistência médica e instalações de atendimento congregado e abrigos para sem-teto. As isenções contínuas do uso de máscaras estão em vigor para crianças menores de 5 anos e para pessoas com certas condições médicas ou com problemas de saúde mental, de acordo com o comunicado.
Máscaras também serão exigidas na State House quando o prédio reabrir ao público na próxima semana, conforme relatou a presidente do Senado, Karen Spilka, e o presidente da Câmara, Ron Mariano.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes