As autoridades de saúde de Massachusetts anunciaram na quinta-feira (19) os dois primeiros casos do estado de uma nova cepa de gonorreia altamente “preocupante”. De acordo com o Departamento de Saúde Pública, ela foi detectada em um morador de Bay State que apresentou resposta reduzida aos vários antibióticos, além de outro caso com marcadores genéticos que indicam uma resposta semelhante a medicamentos.
Os especialistas ainda observam que isso marca a primeira vez que resistência ou resposta reduzida a cinco classes de antibióticos foi identificada na gonorreia nos Estados Unidos. Ambos os casos foram curados com sucesso com ceftriaxona, o antibiótico que atualmente é recomendado para tratar a gonorréia. Até o momento, nenhuma conexão direta entre os dois indivíduos foi identificada.
No estado de Massachusetts, os casos de gonorreia confirmados em laboratório aumentaram 312% desde um ponto baixo de 1.976 casos em 2009 para 8.133 em 2021. A gonorréia é uma infecção bacteriana sexualmente transmissível. Pode apresentar-se sem sintomas e, se não for tratada, pode resultar em doença inflamatória pélvica, infertilidade e outros problemas de saúde.
A nova cepa de gonorreia já havia sido observada em países da Ásia-Pacífico e no Reino Unido, mas não na América, de acordo com a comissária de saúde pública Margret Cooke. “A descoberta dessa cepa de gonorreia é um sério problema de saúde pública que o DPH, o CDC e outros departamentos de saúde têm estado atentos para detectar nos EUA”, disse.
Em comunicado, as autoridades pedem que todas as pessoas sexualmente ativas sejam testadas regularmente para infecções sexualmente transmissíveis e considerem a redução do número de parceiros sexuais e o aumento do uso de preservativos ao fazer sexo. Já os médicos são aconselhados a revisar o alerta clínico e ajudar com nossos esforços de vigilância expandidos.
Os epidemiologistas de campo da Divisão de Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis do estado estão conduzindo o rastreamento de contatos para determinar se outros indivíduos adquiriram a infecção.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes