Brasileiros detidos nos EUA em novembro de 2022
Dados divulgados pelo Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês) apontam que, em novembro de 2022, foram registradas 1.178 tentativas de brasileiros tentando entrar ilegalmente no país. Trata-se de um aumento de 11,34% sobre outubro, mas um forte recuo de 83,62% em relação a novembro do ano passado.
128 PERGUNTAS E RESPOSTAS DA PROVA DE CIDADANIA AMERICANA
50 PERGUNTAS DA ENTREVISTA DO VISTO K-1 DE NOIVOS
QUAL A DIFERENÇA ENTRE MUDANÇA DE STATUS E AJUSTE DE STATUS?
Com isso, sobe para 35.785 o total de encontros com brasileiros nos onze primeiros meses do ano – queda de 55,61% em relação ao mesmo período de 2021, ano que teve a maior imigração ilegal de cidadãos do Brasil para os EUA.
Encontro é um termo técnico dos órgãos de fronteira que se refere a dois tipos distintos de eventos: a detenção, que acontece quando os imigrantes são levados sob custódia para aguardar julgamento; e a expulsão, quando eles são imediatamente devolvidos para seu país de origem ou último país de trânsito.
“O número de brasileiros flagrados ilegalmente na fronteira americana caiu consideravelmente em relação ao ano passado. As pessoas perceberam que a mudança de presidente não resultou, necessariamente, em um afrouxamento dos controles fronteiriços. Além disso, as constantes notícias de aviões levando brasileiros deportados de volta ao País podem ter impactado no comportamento das pessoas”, explica o advogado Felipe Alexandre, sócio-fundador da AG Immigration – escritório sediado em Washington, D.C.
O advogado destaca ainda que, caso a economia brasileira apresente melhores em 2022, é possível que menos pessoas busquem a via ilegal para os EUA. “Quem tenta a travessia ilegal são aqueles que não conseguem algum tipo de visto. E eles o fazem para fugir de uma situação de pobreza, perseguição ou violência”.
Crise imigratória nos EUA
O Brasil foi o 19º país com mais cidadãos sendo flagrados tentando atravessar a fronteira dos EUA ilegalmente em novembro de 2022. A grande maioria, foi presa ou apreendida na divisa com o México.
O Brasil ficou à frente apenas da Romênia e de Myanmar. Na liderança do ranking aparecem México, Cuba e Nicarágua.
Somando todas as nacionalidades, novembro registrou mais de 283 mil encontros com estrangeiros, maior número da história e terceira alta consecutiva. O fenômeno tem provocado acalorados debates na política americana, contrapondo argumentos de entidades e parlamentares contra e a favor à inclusão de imigrantes nos EUA.
“Como milhões de imigrantes buscam o sonho americano todos os anos, é natural que o tema seja importante para a sociedade do país. De todo modo, está mais do que claro que é a inevitável que o sistema imigratório dos EUA seja revisto”, comenta Alexandre.
Viva legalmente nos EUA
Este é o melhor momento na história para quem deseja morar e trabalhar nos EUA. Portanto, preencha o nosso formulário de avaliação gratuita e receba uma análise inicial sobre as suas possibilidades imigratórias. Assim, caso tenha o perfil para conseguir o green card ou outros vistos com os quais trabalhamos, agendaremos uma consulta sem custos para explicar como obtê-los.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes