As opiniões expressas pelos colaboradores Empreendedor são próprias.
No início, não será fácil. É sempre mais fácil enterrar a cabeça na areia do que enfrentar esses sentimentos de frente. Mas recusar-se a reconhecer suas emoções e as emoções dos outros pode levar a problemas mais significativos no futuro.
O compromisso de liderar com coragem emocional é apenas o primeiro passo de um processo mais amplo. Como Ralph Waldo Emerson disse uma vez: “Grande parte da coragem é ter feito isso antes”. Não existe uma rotina definida para isso, mas existem etapas que você pode seguir para melhorar. Lembre-se de que esta é uma jornada, não um destino.
Abrace a vulnerabilidade e transparência e seja compassivo
Os líderes podem ser tentados a esconder suas emoções dos membros da equipe ou aqueles que trabalham em seus negócios. A liderança autêntica requer abertura e acessibilidade, compartilhando seus problemas com outras pessoas e pedindo ajuda quando necessário. Funcionários e membros da equipe verão você como um ser humano, não uma figura de autoridade acima de questionamento.
Procure influenciar, nunca impor sua autoridade aos outros. Pare de se concentrar em seu ego. Em vez disso, tente ser um líder positivo e solidário. Quando você é a ponte que une seus funcionários, terá uma equipe mais eficaz. Quando você é compassivo, a colaboração e o moral melhoram.
Relacionado: 3 estratégias para pensar e agir corajosamente
Seja receptivo a feedbacks, tanto positivos quanto negativos
Aceitar críticas é essencial para qualquer área de carreira , mas é mais útil para o desenvolvimento de software. Escrever código é muito parecido com escrever um livro. Ninguém quer que seu trabalho ou estilo sejam criticados. Porém, sem críticas, você não produzirá um produto de qualidade. Sem reclamar, você não saberá onde melhorar ou no que trabalhar. O que guardar e o que descartar.
Quando você é líder, deve estar disposto a aceitar críticas de funcionários e colegas de equipe. É uma parte normal do trabalho e você não deve fazer os outros se sentirem acima dele. É a única maneira de identificar as falhas e se unir para resolvê-las.
Nunca perca o senso de admiração
Trabalhar na indústria de tecnologia é essencialmente olhar para o futuro. De Steve Jobs a Bill Gates, todos os grandes pioneiros sempre mantiveram um senso de admiração e curiosidade. Eles seguiram em frente quando outros teriam desistido. Isso contribuiu para o sucesso deles como desenvolvedores de software e tecnologia.
Seria melhor se você tivesse uma sede incansável por conhecimento e inovação. Abordar novas ideias desafiadoras de frente pode ser assustador. Muitas vezes, as ideias novas são. Mas é isso que significa liderar com coragem emocional. É sobre dar saltos de fé. Pesquisas sugerem que pessoas curiosas tendem a ter relacionamentos melhores e mais fortes.
Relacionado: Inteligência Emocional é o Segredo da Liderança em Tempos de Crise
Seja humilde
A humildade é muitas vezes esquecida, mas pode ser o aspecto mais crítico da coragem e liderança emocional. Aceite que você é humano e imperfeito. Você tem limites. Você nem sempre acertará as coisas ou sempre terá a resposta para os problemas atuais. Humildade não é ter uma opinião negativa de si mesmo ou de suas habilidades. Em vez disso, trata-se de aceitar suas imperfeições e, ao fazê-lo, trabalhar para torná-las melhores.
Quando você é humilde, você escuta para entender. Você está disposto a aceitar diferentes opiniões e críticas. Você dá crédito onde é devido. Como líder, você inspirará confiança e admiração em seus funcionários. Em vez de olhar para dentro e massagear seu ego, seja humilde e redirecione essas energias para o crescimento de seu negócio.
Trabalhar com desenvolvimento de software nearshore com coragem emocional
As empresas dos EUA têm a ganhar trabalhando com empresas de desenvolvimento de software nearshore. Este modelo de negócios ajuda a economizar em sobrecarga de mão de obra e outras despesas, ao mesmo tempo em que torna sua empresa mais eficiente. O desenvolvimento de software Nearshore permite que você controle a alocação de recursos conforme necessário. Alguns outros benefícios incluem redução de custo operacional, colocando você geograficamente mais perto de sua equipe, expansão para novos mercados, melhor retorno do investimento para o seu negócio e melhor comunicação. Os problemas comuns com o desenvolvimento de software offshore são diferenças culturais e de tempo que tornam a comunicação em tempo real complexa. Eles também podem levar a questões jurídicas ou atrasos no trabalho. O nearshoring não tem nenhum desses problemas.
Tire o melhor proveito das pessoas
Quando você reage impulsivamente às suas emoções , você não responde adequadamente às críticas ou opiniões divergentes. Uma carreira no desenvolvimento de software requer fortes habilidades analíticas e de resolução de problemas. Não se aplica apenas ao trabalho, mas também ao relacionamento com os outros. Habilidades interpessoais e boa comunicação são os pilares de uma relação de trabalho saudável.
Como líder, você deve trabalhar esse seu aspecto o tempo todo. Quando você é compassivo, acessível, humilde e aberto a novas ideias, seus funcionários não se sentirão como um robô sem vida ou uma figura de autoridade indiferente que exige obediência. Dá o tom para o seu negócio.
Os funcionários sabem que podem abordá-lo com perguntas, preocupações ou até mesmo questões pessoais.
Relacionado: Equívocos comuns de Nearshoring
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.