Legisladores e grupos religiosos buscam proteger igrejas e locais sensíveis contra invasões do ICE

Legisladores e líderes religiosos unem forças para criar um projeto de lei que visa proteger imigrantes de ações do ICE em áreas sensíveis, como hospitais e escolas. Essa iniciativa surge em resposta ao fim de uma política governamental anterior e marca um aumento na resistência a diretrizes mais rigorosas do governo Trump. O deputado Jesús G. Garcia, de Illinois, reintroduziu a proposta com o apoio de 13 copatrocinadores democratas, evidenciando a mobilização em defesa dos direitos dos imigrantes

Iniciativas legislativas visam resguardar imigrantes de ações da ICE em áreas vulneráveis, ‍com apoio expressivo de ⁣líderes religiosos⁣ e políticos, ‌refletindo a crescente resistência às recentes mudanças na política de imigração.

O deputado Jesús G. Garcia, membro do ‌Partido Democrata de Illinois, reintroduziu⁣ no dia 8 ⁣de fevereiro a proposta conhecida como Lei de Proteção de Locais⁣ Sensíveis, com o suporte de⁢ 13 colegas da mesma legenda, incluindo figuras proeminentes como Pramila Jayapal (Washington), Janice Schakowsky (Illinois) e Jasmine Crockett⁢ (Texas).

Juiz ⁣bloqueia política ​da administração Trump permitindo invasões do ICE em certos locais de culto

Essa⁢ legislação proposta pretende banir operações de fiscalização de imigração em locais como igrejas,‌ hospitais, ⁤escolas e outros espaços considerados sensíveis, como centros de apoio a vítimas de violência ou locais de cerimônias religiosas, exceto em situações emergenciais.

“É ⁢inaceitável que crianças nas escolas, ⁤mães nos hospitais ou famílias em templos tenham que⁢ conviver‌ com o⁤ medo ⁣de uma batida de ‍imigração que possa destruir‍ suas vidas em⁣ lugares que ​deveriam ser seguros”, afirmou Garcia durante uma discussão no Congresso.

O deputado acrescentou que o medo da detenção pelo ICE ​tem levado muitos‌ imigrantes a não comparecerem a consultas médicas e a ​motivado igrejas ​a realizarem cultos virtuais, minimizando assim o​ risco para suas congregações. “Não⁣ podemos ‌permitir que nossa ⁣nação ⁢se torne um espaço onde a crueldade é normalizada”, complementou Garcia.

Escolas,igrejas e hospitais se tornam alvos para as operações do ⁣ICE sob a ⁢nova administração Trump

No ⁤Senado,o‍ senador⁤ Richard Blumenthal,de Connecticut,também apresentou um projeto complementar,com o ⁤apoio de 23 colegas,incluindo os senadores Raphael⁢ Warnock ⁢(geórgia),Elizabeth Warren (Massachusetts) e Bernie Sanders (Vermont).

“Permitir que o ICE atue em​ lugares de assistência social, educação e adoração é desumano ⁣e⁣ desnecessário, além de representar um risco à segurança da comunidade”, declarou Blumenthal. “Quando as pessoas têm medo de ⁢buscar cuidados médicos ou de relatar crimes, toda a sociedade é prejudicada. A Lei de Proteção ⁤de Locais Sensíveis ​é‍ essencial ⁢para proteger nossos vizinhos imigrantes, que há anos compartilham ​e ⁤enriquecem⁢ nossas comunidades.”

O projeto conta com o respaldo de mais⁣ de 580 organizações, incluindo várias entidades religiosas ⁢como o⁢ Comitê Central Menonita dos ⁤EUA, o Comitê de ‌Amigos da Legislação Nacional, e a Igreja Unida de ​Cristo. A associação ‌de Saúde ⁢Católica também ⁤manifestou apoio à ⁣medida, ressaltando a importância do acesso à saúde para todos.

A⁢ presidente da CHA, Mary Haddad, enfatizou em uma carta‌ aos legisladores que “toda vida humana é​ sagrada” e que impedir o acesso aos ‌cuidados de‌ saúde fere a missão de proporcionar assistência. A Conferência dos Bispos ​Católicos dos EUA também expressou sua preocupação ⁤sobre a questão dos​ locais sensíveis,revisitando uma posição anterior em 2017,enquanto ​analisa o novo​ texto legislativo.

Historicamente, esforços legislativos semelhantes foram feitos para impedir ações do ICE em áreas sensíveis, especialmente após o cancelamento de um memorando ⁢de 2011 que desencorajava essas operações em locais ⁢como escolas ‍e centros de saúde. O ⁢alvoroço se intensificou quando,em janeiro,agentes do ICE tentaram deter⁣ um imigrante em ‍uma igreja em⁢ Atlanta,levando a⁣ ações⁣ judiciais por parte ‍de grupos religiosos.

A pressão para aprovação desta legislação é palpável, considerando que a última proposta em 2023 não teve avanço no ​comitê. No entanto,a​ nova ⁤mobilização pode gerar um impacto diferente,embora as chances de aprovação ⁤em um ambiente controlado por republicanos ainda sejam incertas. ​Apenas ‍uma⁢ senadora republicana,Lisa Murkowski,manifestou suporte à ideia de considerar igrejas como santuários,enquanto outros senadores permaneceram em silêncio quanto ao apoio à⁤ Lei⁢ de⁢ Proteção de Locais Sensíveis.

Confira ⁣o link ⁢original do post

todas as imagens são de autoria⁣ e responsabilidade do link acima. ⁤Acesse ⁢para mais detalhes

Veja também

Leandro Karnal defende que a saúde mental é mais valiosa que qualquer salário

Leandro Karnal defende que a saúde mental é mais valiosa que qualquer salário

Ouvir os funcionários e valorizar o feedback pode transformar a dinâmica de trabalho. Leandro Karnal, renomado historiador e escritor, ressalta que em um cenário de pressões crescentes, manter a saúde mental é fundamental para o desenvolvimento profissional. Sua visão crítica destaca como a escuta ativa é essencial para um ambiente

Leandro Karnal defende que a saúde mental é mais valiosa que qualquer salário

Leandro Karnal defende que a saúde mental é mais valiosa que qualquer salário

Ouvir os funcionários e valorizar o feedback pode transformar a dinâmica de trabalho. Leandro Karnal, renomado historiador e escritor, ressalta que em um cenário de pressões crescentes, manter a saúde mental é fundamental para o desenvolvimento profissional. Sua visão crítica destaca como a escuta ativa é essencial para um ambiente