Novas diretrizes DHS
A Suprema Corte dos EUA decidiu, na última sexta-feira (23/6/2023), que o governo federal pode seguir em frente com as diretrizes adotadas em 2021 para que os órgãos de imigração foquem na detenção e deportação de imigrantes que representem uma ameaça à segurança do país, em vez de simplesmente irem atrás de imigrante que apenas estejam ilegalmente nos EUA, mas que contribuem com a comunidade e não representam perigo.
Divulgadas em setembro de 2021, durante o primeiro ano de governo do presidente Joe Biden, as novas diretrizes do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS, na sigla em inglês), responsável por cuidar da segurança das fronteiras e da imigração, dizia que “o fato de um indivíduo ser passível de deportação não deve ser a base de uma ação coercitiva contra ele. Usaremos nossa discrição e focaremos nossos recursos de fiscalização de uma maneira mais direcionada”.
128 PERGUNTAS E RESPOSTAS DA PROVA DE CIDADANIA AMERICANA
Como se sabe, as autoridades imigratórias não têm recursos suficientes para deter ou deportar todos os 11 milhões de imigrantes ilegais que vivem nos EUA. Por isso, o DHS queria priorizar as ações de fiscalização, apreensão e deportação para deportar imigrantes que apresentassem algum tipo de ameaça à segurança pública, indo em uma direção totalmente oposta à política da administração anterior, durante o governo de Donald Trump.
As novas diretrizes do DHS, porém, foram questionadas na justiça pelos estados do Texas e de Louisiana, alegando que a medida impedia que os oficiais de imigração fizessem seu trabalho. O argumento, contudo, não foi aceito pela Suprema Corte americana, que por oito votos a um deu ganho ao governo Biden.
Com isso, o DHS voltará a colocar em prática as diretrizes de combate à imigração com foco em indivíduos que representem alguma ameaça à segurança dos EUA.
“Aplaudimos a decisão da Suprema Corte. O DHS aguarda com expectativa a reinstituição destas diretrizes, que foram efetivamente aplicadas pelos oficiais da Polícia de Imigração e Alfândega (ICE) para focar recursos limitados e ações de fiscalização naqueles que representam uma ameaça à nossa segurança nacional, segurança pública e de fronteira. As diretrizes permitem que o DHS cumpra sua missão de aplicação da lei com as autoridades e recursos fornecidos pelo Congresso”, comemorou em nota o secretário do DHS, Alejandro N. Mayorkas.
“Ao exercer nossa discrição, somos guiados pelo fato de que a maioria dos não-cidadãos indocumentados que poderiam estar sujeitos à remoção têm contribuído como membros de nossas comunidades há anos. Eles incluem indivíduos que trabalham nas linhas de frente na batalha contra a COVID, lideram nossas congregações de fé, ensinam nossas crianças, fazem trabalhos agrícolas árduos para ajudar a entregar comida à nossa mesa e contribuem de muitas outras maneiras significativas”, diz o memorando que instituiu as novas diretrizes.
Morar legalmente nos EUA
Este é o melhor momento na história para quem deseja morar e trabalhar nos EUA. Portanto, preencha o nosso formulário de avaliação gratuita e receba uma análise inicial sobre as suas possibilidades imigratórias. Assim, caso tenha o perfil para conseguir o green card americano ou outros vistos com os quais trabalhamos, agendaremos uma consulta sem custos para explicar como obtê-los.
A AG Immigration é um escritório de advocacia especializado em imigração para os EUA. Lidamos com vistos imigratórios, como EB-1, EB-2, EB-2 NIW, EB-3 e green cards baseados em parentesco. Além disso, também atuamos com vistos de trabalho temporário, asilo, deportação, remoção e outras áreas da imigração para quem quer trabalhar e morar nos EUA ou para empresas que desejam contratar mão de obra estrangeira no país (veja nossa página de Corporate).
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes