O jornal New York Post publicou informações indicando que o juiz do condado de El Paso, Ricardo Samaniego, declararia estado de emergência em antecipação a uma onda de imigrantes após o levantamento do Título 42.
O Título 42, conhecido como a política “ Permanecer no México ”, foi uma medida da era Trump para conter a onda de imigrantes, incluindo requerentes de asilo, devido aos riscos da pandemia de Covid-19. Espera-se que o governo Biden desfaça a medida, mas, por enquanto, o Título 42 permanece em vigor. De acordo com a reportagem do Post, esperava-se que Samaniego fizesse a declaração de emergência no mesmo dia em que a história foi publicada, 19 de maio . No entanto, o juiz Samaniego nunca avançou com a declaração .
Enquanto isso, abrigos de imigrantes locais estão dizendo que ficarão sobrecarregados se e quando o Título 42 for rescindido. Na semana passada, mais de 100 imigrantes (principalmente homens haitianos) foram colocados nas ruas de El Paso após a Patrulha da Fronteira, e os abrigos atingiram sua capacidade máxima. “As comunidades estão em pânico”, disse Samaniego ao Post. “El Paso está realmente se desenvolvendo como um lugar para onde você quer vir. As pessoas sempre comentam como você não vê os sem-teto nas ruas. Então, vamos disso para ver as pessoas (ou seja, os imigrantes sem abrigo) dormindo na rua”.
O New York Post parece estar se inclinando para o ângulo “ El Paso está se tornando anti-imigrante ”. Depois que as declarações de emergência da história de 19 de maio não se materializaram, o Post seguiu com “Sentimento anti-imigrantes cresce na acolhedora El Paso ”. Por alguma razão, o tablóide de propriedade de Murdoch está realmente tentando fazer a história “ El Paso está virando MAGA ” acontecer. Acho que vale a pena ficar de olho nessa narrativa que o Post está promovendo para as pessoas que vivem nessa comunidade.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes