John Textor, Proprietário do Botafogo, efetua a aquisição de mais uma equipe. Agora são, portanto, quatro clubes mundo afora que o empresário possui participação. Desta forma, o ex-skatista está presente em quatro países como proprietário de equipe de futebol: Brasil, Inglaterra, Bélgica e França.
John Textor, que adquiriu o Botafogo recentemente, compra parte da SAF do Lyon, da França; equipe a qual tem o brasileiro Lucas Paquetá, ex-Flamengo, como um dos principais jogadores do elenco.
O estadunidense adquire, portanto, 66,56% da equipe francesa. Conquanto, torna-se o principal acionista do clube da Ligue 1.
“John Textor agora é dono do Lyon, da França. O dono do Botafogo comprou 66,56% das ações do clube francês e é o acionista majoritário”, destaca a jornalista Raisa Simplicio do portal “Goal”.
Detalhes do acordo para a compra do Lyon
John Textor tem, no entanto, a possibilidade de alcançar 88,55% das ações do clube francês. O dono da SAF do Botafogo terá um investimento de 86 milhões de euros (R$ 468 milhões) pelos 66,56% da equipe.
O Lyon anunciou o acordo nesta segunda-feira (20). E, de acordo com o comunicado oficial do clube francês, a Eagle Football Holdings – fundo administrado por John Textor -, comprará as ações da Pathe SAS e IDG Capital. E, mais tarde, adquirir a parte que pertence a Holnest, empresa de Jean-Michel Aulas, presidente e dono do clube francês
Apesar da aquisição de John Textor, Jean-Michel Aulas, todavia, vai seguir no Lyon por três temporadas, como diretor-executivo. Além disso, vai integrar a Eagle Football Holdings e trabalhar junto com o empresário norte-americano.
“O projeto que descobri no Lyon com Jean-Michel Aulas e toda a sua equipe estará no epicentro da nossa nova organização e dos nossos investimentos ao serviço do futebol mundial. O Olympique Lyonnais será a peça angular do nosso projeto. Pretendo, com o apoio de Jean-Michel e sua equipe, trazer à tona os valores de desenvolvimento e auto aperfeiçoamento pelos quais sempre me comprometi”, declarou John Textor em comunicado divulgado pelo Lyon.
Na última edição do Campeonato Francês, a equipe que tem o ex-meia da seleção brasileira e Vasco da Gama, Juninho Pernambucano, como dirigente, terminou na nona colocação, com 55 pontos. Com isso, não conseguiu, no entanto, classificar-se para Champions League da próxima temporada.
Enquanto o PSG, de Mbappé, Neymar e Messi foi o grande campeão da competição francesa
Quem é John Textor, dono do Botafogo?
John Textor, de 56 anos, é um ex-skatista profissional estadunidense e guru do streaming. É conhecido no Brasil por ser o dono de 90% da SAF do Botafogo. Além disso, é co-proprietário do Crystal Palace – clube ingês – e do RWD Molenbeek, da Bélgica.
O empresário norte-americano é, portanto, executivo no ramo de tecnologia, cinema e esportes.
Além disso, a Forbes o reconheceu, em 2016, como “Guru da Realidade Virtual de Hollywood”. E por isso, o mundo o reconhece como o pioneiro e desenvolvedor de tecnologias com conteúdo criativo e diversos modelos de negócios para as mídias digitais.