No domingo (22), um voo da Alaska Airlines com destino a San Francisco, nos Estados Unidos, foi desviado para Portland, uma outra cidade do país, depois que um passageiro, um piloto que não estava em serviço tentou desativar os motores da aeronave. De acordo com uma reportagem do “New York Times” desta terça-feira (24), o homem disse aos investigadores que ele teve um colapso nervoso e que tinha consumido cogumelos psicodélicos.
O homem afirmou que tem uma depressão que já dura cerca de 6 meses, e que quando embarcou no voo no domingo estava sem dormir havia 40 horas. Segundo os documentos do caso, ele afirmou que essa foi a primeira vez que ele ingeriu cogumelos que têm esse tipo de efeito. Ele declarou que pensava que estava sonhando, e que puxou as hastes que ativam o mecanismo de emergência porque essa seria uma forma de acordar.
Identificado e preso
O piloto da Alaska Airlines, Joseph D. Emerson, está sendo acusado de tentativa de homicídio, após tentar desligar os motores voo 2059 em pleno voo, no último domingo (22). Emerson estava fora de serviço, e viajava para São Francisco, nos Estados Unidos. O piloto tentou desligar o fluxo de combustível que era destinado aos motores do Embraer 175. Entretanto, a ação foi rapidamente contida pelo capitão e pelo primeiro oficial da aeronave, evitando a paralisação do motor. Segundo a companhia aérea, Emerson foi contido pela tripulação do voo.
Por conta do ocorrido, a aeronave teve que desviar sua rota para a cidade de Portland, no Oregon. No aeroporto, Emerson foi escoltado e levado sob custódia pela polícia. Ao todo, foram feitas 83 ações criminais contra o piloto, com tentativa de homicídio e ato imprudente dentre elas. Joseph David Emerson, tem 44 anos, está entre os pilotos listados pela Administração Federal de Aviação (FAA) como profissional com certificação para pilotar, tendo a autorização médica emitida no último mês. Um áudio vazado mostra o piloto da aeronave conversando com a torre de controle de trafego aéreo, avisando sobre o ocorrido após ele ser controlado: “Não parece que ele esteja causando qualquer problema na retaguarda. Queremos que os agentes da lei estejam presentes assim que chegarmos ao solo e estacionarmos”.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes