Um homem, paralisado há 9 anos, voltou a andar graças a um dispositivo inovador, conectado ao cérebro, por meio de comandos para o sistema nervoso.
Na imagem, ele caminha lentamente, usando o sistema que inclui capacete e uma espécie de andador, em um parque… e parece bem à vontade.
Gert-Jan Oskam, de 29 anos, perdeu os movimentos das pernas após sofrer uma lesão na medula espinhal em um acidente de moto. “A estimulação antes estava me controlando e agora estou controlando a estimulação”, comorou Gert-Jan.
Testes com aparelho
O sistema conecta o cérebro de uma forma que estimula os comandos do sistema nervoso com sinais elétricos.
Gert-Jan fez vários testes antes de caminhar em um parque público. Foi submetido a sessões acompanhado por especialistas que anotavam cada reação.
A intenção dos cientistas é para que o aparelho permita caminhar cerca de 200 metros por dia e ficar sem ajuda por 2 a 3 minutos.
Gert-Jan contou que em uma ocasião conseguiu, sozinho, caminhar por uma distância curta dentro de casa. Cada passo, neste caso, mais do que nunca, é um avanço!
Leia mais notícia boa
- Tetraplégica, Mara Gabrilli caminha com exoesqueleto e quer trazer para o Brasil
- Exoesqueleto que ajuda cadeirante andar chegará ao SUS por SP
- Tetraplégico anda após 12 anos graças a implante revolucionário. Vídeo
Como funciona
Um implante no cérebro de Gert-Jan dá o estímulo para que mexa as pernas, envia um sinal para um computador que ele carrega em uma mochila, a corrente elétrica e envia para um marca-passo acoplado no abdômen dele.
Este marca-passo envia um sinal para o implante mais antigo em sua medula espinhal, que faz com que suas pernas se movam de maneira mais controlável.
Um capacete com antenas ajuda a coordenar os sinais.
Os cientistas planejam trabalhar no futuro com pacientes com braços e mãos paralisados.
Assista ao vídeo (em inglês) e veja a vitória de Gert-Jan:
Com informações da NBC
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes