Líderes empresariais e CEOs estão expressando votos de felicidades ao ex-presidente Donald Trump após o atentado contra sua vida em um comício de campanha em Butler, Pensilvânia, no sábado, que ceifou a vida de um espectador e feriu outros dois.
Antes de Trump anunciar o senador JD Vance por Ohio como seu vice-presidente na segunda-feira, figuras públicas e líderes tecnológicos, incluindo Mark Cuban, Jeff Bezos e Elon Musk, condenaram a violência e, em alguns casos, até endossaram o candidato presidencial.
Relacionado: Mark Cuban alerta sobre falsas arrecadações de fundos nas redes sociais após tentativa de assassinato: ‘Piora as coisas’
Veja como CEOs e líderes empresariais reagiram aos eventos do fim de semana.
Mark Zuckerberg
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, recorreu ao Threads para escrever uma mensagem pedindo uma “recuperação rápida” para Trump, dizendo que sábado foi um “dia triste” para a América e observou que “a violência política mina a democracia”.
Zuckerberg não é afiliado a nenhum partido político, embora um relatório de 2019 Time tenha descoberto que o bilionário estava silenciosamente recomendando possíveis contratações à equipe de campanha presidencial de 2020 do atual secretário de Transportes dos EUA, Pete Buttigieg.
O fundador da Amazon, Jeff Bezos, elogiou Trump no X por sua “tremenda graça e coragem” e lamentou as outras vítimas da violência junto com suas famílias.
Nosso ex-presidente mostrou tremenda graça e coragem sob fogo literal esta noite. Muito grato por sua segurança e muito triste pelas vítimas e suas famílias.
— Jeff Bezos (@JeffBezos) 14 de julho de 2024
Bezos já fez doações para candidatos e organizações democratas e republicanos, incluindo o ex-presidente Barack Obama e o ex-presidente Donald Trump. Ele ainda não endossou um candidato para as eleições de 2024.
Ele também é proprietário do The Washington Post.
Tim Cook
O CEO da Apple condenou veementemente a violência e disse esperar que Trump tivesse uma “recuperação rápida”.
Rezo pela rápida recuperação do Presidente Trump. Meus pensamentos estão com ele, com as outras vítimas e com a família Trump. Condeno veementemente esta violência.
— Tim Cook (@tim_cook) 14 de julho de 2024
Cook e Trump se encontraram diversas vezes durante a presidência de Trump, especialmente durante a guerra comercial de Washington com Pequim, na China, local onde a Apple produz grande parte de sua base de produtos.
“Tenho uma forte convicção em interagir com as pessoas, independentemente de elas concordarem com você ou não”, disse Cook à GQ em abril passado sobre suas reuniões com o ex-presidente. “Na verdade, acho que é ainda mais importante interagir quando há desacordo.”
Brian Chesky
O CEO do Airbnb compartilhou no X que ficou “horrorizado” com a tentativa de assassinato e disse que estava “grato” pela segurança de Trump.
Estou horrorizado com a violência política de hoje e estou grato pelo Presidente Trump não ter sido gravemente ferido. Meus pensamentos estão com ele e sua família.
— Brian Chesky (@bchesky) 14 de julho de 2024
Chesky expressou críticas sobre o desejo de Trump de construir um muro entre o México e os EUA em um painel de 2016 no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Em 2022, ele doou US$ 100 milhões à Fundação Obama.
Relacionado: Elon Musk endossa Trump, diz ‘Tempos perigosos pela frente’
“Qualquer pessoa que tentar colocar barreiras contra a cultura estará do lado errado da história”, disse Chesky na época.
Mark Cuban
Cuban adotou X em uma série de postagens que agradeciam ao Serviço Secreto dos EUA por suas ações.
Esperemos apenas que o ex-presidente esteja bem e que ninguém mais tenha ficado ferido.
E vamos torcer para que eles peguem o idiota que fez isso. Este não é o caminho
E obrigado ao Serviço Secreto que se colocou em perigo para proteger o ex-presidente
— Mark Cuban (@mcuban) 13 de julho de 2024
Cubano também aproveitou para alertar seus seguidores sobre possíveis vigaristas e golpistas que podem aproveitar a tragédia para roubar fundos por meio de arrecadações de fundos falsas que afirmam arrecadar dinheiro para as vítimas.
Sei que algumas pessoas podem dizer que não é o momento certo para compartilhar isso. Mas não creio que alguém discorde de que existem muitos bots e contas falsas nas redes sociais.
Quando uma tragédia e eventos horríveis como a tentativa de assassinato do ex-presidente Trump acontecem, isso traz… https://t.co/DgiOd0r6Y8
— Mark Cuban (@mcuban) 14 de julho de 2024
Cubano tem frequentemente criticou Trump e deixou claro que não o apoia para presidente.
“Não apoio Trump”, disse Cuban em uma postagem de março de 2024 no X. “Isso é absolutamente certo.”
Elon Musk
Elon Musk endossou formalmente Trump para presidente após o tiroteio no sábado, apenas um dia depois de um relatório da Bloomberg revelar que Musk havia doado para a campanha de 2024 de Trump.
Apoio totalmente o presidente Trump e espero por sua rápida recuperação pic.twitter.com/ZdxkF63EqF
— Elon Musk (@elonmusk) 13 de julho de 2024
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.