A governadora de New York, Kathy Hochul, comunicou 32 mil vagas de empregos disponíveis para imigrantes que obtiverem autorizações de trabalho no país, isso representa quase o dobro dos anunciados no início do mês, após uma iniciativa estadual para identificar empregadores.
O valor dos salários não foi divulgado oficialmente e o gabinete da governadora não respondeu às perguntas feitas pela mídia.
Em qualquer caso, o número é muito superior aos 18 mil empregos que Hochul disse ter identificado com 400 empregadores em 2 de outubro, depois de ordenar ao Departamento do Trabalho que estudasse quais as vagas que os trabalhadores imigrantes poderiam preencher para os ajudar a sair do sistema de abrigo.
A governadora disse que a chegada massiva de imigrantes a New York no último ano e meio é “a maior migração da humanidade depois da Segunda Guerra Mundial” e reconheceu a “frustração” da população, em resposta ao que disse que espera-se que as “soluções” que as autoridades procuram sejam percebidas.
“Teremos oportunidades para as pessoas encontrarem empregos bem remunerados aqui no estado de New York, que é para isso que vieram”, acrescentou ela.
Em 20 de setembro, a administração do presidente Joe Biden anunciou a extensão do Estatuto de Proteção Temporária (TPS) por 18 meses para os venezuelanos – o maior grupo dos que emigraram para New York – permitindo-lhes viver e trabalhar neste país sem medo de deportação.
Desde a primavera de 2022, quando começou a crise migratória, mais de 130.600 imigrantes chegaram à cidade, a maioria deles latino-americanos, e deles mais de 64.000 estão sob os cuidados da cidade, o que inclui alojamento, alimentação diária, serviços médicos e escola para mais de 20.000 crianças.
A cidade de New York estima que esta extensão do TPS poderia beneficiar mais de 15.000 venezuelanos, que poderiam encontrar emprego dentro de um mês.
Mas, tal como revelado nas audiências públicas da legislatura municipal na semana passada, apenas cerca de 2.100 imigrantes acolhidos na cidade solicitaram autorizações de trabalho, dos quais cerca de 300 venezuelanos.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes