A novidade foi apresentada no Google I/O 2024, conferência anual da empresa organizada na sede da companhia, em São Francisco (EUA).
“Agora com a IA generativa, a Busca pode fazer mais do que você imagina. Com ela, você pode perguntar o que passar pela cabeça ou qualquer coisa que precisa ser feita – desde uma pesquisa e planejamento, até um brainstorming. O Google cuidará do trabalho pesado”, afirmou a companhia.
A maior novidade, sem dúvida, são os resumos criados pela ferramenta para atender ao usuário o mais rápido possível.
O novo modelo de buscas do Google é baseado no Gemini, inteligência artificial da companhia. Misturando recursos avançados da IA própria da empresa, e sistemas avançados de pesquisa, o Google promete responder tudo que você imaginar.
Ele já foi implementado nos Estados Unidos e, em breve, deve chegar a outros países.
Leia mais notícia boa
IA: Google abre programa de aceleração para startups brasileiras Google vai contratar centenas de brasileiros para seu Centro de Engenharia em SP Google lança Vids, nova ferramenta para criar vídeos com IA; como funciona Resumos rápidos
Segundo o Google, os resumos rápidos são usados quando você quer uma resposta rápida, mas não tem tempo de analisar todo o conteúdo disponível.
“Com os Resumos gerados com IA, as pessoas podem visitar uma maior diversidade de sites para obter ajuda com perguntas mais complexas”, disse o Google em nota.
No vídeo demonstrativo, divulgado pela empresa, um usuário pede para o buscador fazer um plano de corrida de 10 quilômetros até uma certa data.
Em segundos, o Google fornece o plano completo, inclusive com alimentos que podem ajudar no desempenho da atividade.
Perguntas mais complexas
Como a tecnologia Gemini trabalha com o raciocínio em várias etapas, será possível responder a questões e dúvidas mais complexas.
“Em breve, com apenas uma consulta, você poderá perguntar algo como “encontre os melhores estúdios de ioga ou pilates em Boston, mostre detalhes sobre suas ofertas de matrícula e tempo de caminhada a partir de Beacon Hill”, explicou o Google sobre a novidade.
Isso significa que, a partir da implementação, não será preciso mais perguntar de maneira objetiva ao buscador.
Se antes você precisava “quebrar” perguntas para que fosse mais fácil achar links, agora elas poderão ser feitas todas de uma vez só.
Faz planejamentos pra você
Imagina você na correria, tendo que cuidar de várias coisas ao mesmo tempo e precisando de uma sugestão para o almoço.
Bom, o Google vai poder planejar todo o cardápio da semana para você!
Ao pesquisar por algo como “crie um plano de refeições saudáveis, que envolva legumes, frutas, verduras e proteínas por 7 dias”, você vai ter um ponto de partida, não sendo mais necessário pensar tudo do zero.
Aquela pesquisa antes das férias também vai ficar bem mais fácil. “Faça um roteiro turístico do Rio de Janeiro com os restaurantes e lugares mais tradicionais para se visitar”. Pronto, agora você já tem o plano completo para sua viagem!
Busca por vídeo
O Google também vai ampliar a forma como você pesquisa na plataforma.
Agora será possível pesquisar a partir de vídeos curtos. Em um exemplo compartilhado pela empresa, um usuário filma um toca discos com problema e ao jogar o vídeo no buscador, o Google sugere várias formas de consertar o objeto.
“Pesquisar com um vídeo economiza tempo e trabalho para encontrar as palavras certas para descrever esse problema, e você terá um resumo de IA com etapas e recursos para solucionar esses problemas”, explicou a companhia.
Clique aqui para ver a demonstração da busca por vídeo!
Em breve, o Google vai fornecer respostas mais rápidas e detalhadas por IA. Também será possível criar planos na plataforma. – Foto: Google.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes