Você já reparou nas expressões faciais dos gatos? É assim que eles se comunicam com os seres humanos e duas pesquisadoras dos Estados Unidos foram além. Elas descobriram 276 expressões dos felinos, muito parecidas com as dos cachorros, inclusive.
Para perceber o que o seu gato está querendo dizer, não basta apenas reparar no miar e ronronar dos felinos. Veja também os olhos, boca, orelhas, nariz e os bigodes deles.
A descoberta foi feita pelas pesquisadoras Lauren Scott e Brittany Florkiewicz. Elas gravaram vídeos dos 53 residentes de um café para gatos em Los Angeles.
As expressões dos gatos
Depois de revisar suas gravações, as pesquisadoras concluíram que grande parte das expressões dos felinos eram amigáveis (45%), As agressivas somavam 37% e outras 18% eram ambíguas ou se enquadravam em ambas as categorias, segundo o estudo.
As 276 expressões descobertas são compostas por uma combinação de 26 movimentos faciais; os cães, em comparação, usam 27 movimentos e os humanos usam 44.
Cada expressão combinava cerca de quatro desses 26 movimentos faciais únicos, incluindo lábios entreabertos, queixo caído, pupilas dilatadas ou contraídas, piscadas e meias piscadas, cantos dos lábios puxados, lambidas no nariz, bigodes prolongados ou retraídos e/ou várias posições das orelhas.
Uma descoberta interessante foi que parecia que os gatos domésticos partilhavam aspectos semelhantes da “cara de brincadeira comum” observada em outros mamíferos como macacos, humanos e cães, caracterizada pelos cantos da boca puxados para trás e o queixo caído como numa gargalhada alegre.
Brincadeira de luta entre gatinhos
A Live Science, que conversou com os autores, detalha que a maioria das expressões desenvolvidas eram sociáveis – destinadas a comunicar com outro gato ou humano de forma cooperativa e calma.
Uma das cenas descritas pelas pesquisadoras foi uma brincadeira de luta entre dois gatinhos:
“Foi surpreendente vê-los brincando de luta, e então as coisas se transformaram em um encontro agressivo”, disse Florkiewicz ao canal.
“Você pode ver uma mudança em suas expressões faciais. No início, os olhos de um gato estavam mais relaxados e suas orelhas e bigodes foram empurrados para frente, um movimento para se aproximar do outro gato. Mas então as coisas ficaram feias e ele moveu as orelhas e os bigodes para trás – seu comportamento mudou muito rapidamente”, contou.
As autoras esperam que sociedades humanas, abrigos e outros locais que abrigam vários gatos possam usar suas pesquisas para compreender melhor os humores e simpatias mais profundos de seus felinos residentes.
Leia mais noticia boa
- Gato macho vira mãe para cuidar de filhote internado em clínica
- Médico prescreve um gato para mulher em depressão e ela melhora
- Vovó triste com morte do Chilique ganha gatinho da neta e volta a sorrir; Vídeo
Gato é indiferente?
Outras pesquisas serão necessárias para saber exatamente o que os gatos estavam “dizendo” uns aos outros.
Mas as pesquisadoras continuam esperançosas de que o estudo ajude a esclarecer as inúmeras expressões apresentadas por uma espécie que é frequentemente chamada de indiferente.
O estudo foi publicado em outubro no jornal Behavioural Processes.
Com informações da Live Science
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes