Cinco pessoas morreram na área de Tampa Bay de uma bactéria carnívora rara, Vibrio vulnificus, que ocorre naturalmente na água do mar quente e salobra, informou o Departamento de Saúde da Flórida. Este ano, houve um total de 25 casos notificados, com cinco mortes desde janeiro de 2023.
Casos foram relatados em condados como Charlotte, Hernando, Hillsborough, Lee, Pasco, Polk, Sarasota e Seminole. Enquanto isso, as mortes foram: 2 em Hillsborough, 1 em Pasco, 1 em Polk e 1 em Sarasota.
Comparado com 74 casos e 17 mortes em 2022, a maioria dos quais ocorreu no condado de Lee após as inundações do furacão Ian, os números deste ano parecem estar diminuindo.
De acordo com o Departamento de Saúde, essas infecções são comumente contraídas pela ingestão de moluscos crus, como ostras, ou pela entrada na água do mar com uma ferida aberta. A bactéria pode ser fatal em 50% dos casos se entrar na corrente sanguínea.
É importante observar que, para evitar essa infecção perigosa, as autoridades de saúde desaconselham entrar na água com cortes ou arranhões frescos, cozinhar bem os mariscos, evitar a exposição de feridas abertas a água salgada morna e usar roupas de proteção ao manusear mariscos crus.
Para obter mais informações sobre esta bactéria carnívora rara, você pode visitar o site do Departamnto de Saúde da Flórida em https://www.floridahealth.gov/diseases-and-conditions/vibrio-infections/vibrio-vulnificus/index.html.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes