AFP -O filho do presidente Joe Biden, Hunter Biden, firmou um acordo com o Departamento de Justiça para se declarar culpado de duas contravenções fiscais e evitar virar réu em um caso separado, em que teria mentido sobre seu uso de drogas ao comprar uma arma.
O pacto é um dos capítulos finais de uma longa e politicamente motivada investigação iniciada durante o governo do ex-presidente Donald Trump sobre o uso de entorpecentes, as finanças e negócios financeiros do filho de seu adversário.
De acordo com documentos apresentados nesta terça à Justiça, o filho do presidente irá declarar sua culpa pelo atraso no pagamento de seus Impostos de Renda de 2017 e 2018, com valor estimado de US$ 1,2 milhão.
Segundo fontes ouvidas pelo Washington Post, Hunter teria concordado em pagar a quantia e com algum tempo não especificado de liberdade condicional, potencialmente evitando a prisão.
O Departamento de Justiça irá apresentar uma acusação contra o filho do presidente, mas concordou em não levá-lo a julgamento por sua conexão com a compra de uma arma em 2018, período no qual estava consumindo drogas — algo que inviabilizaria a acusação. Em troca, Hunter concordou em permanecer longe das substâncias ilícitas por 24 meses e nunca possuir novamente uma arma de fogo.
Os termos do acordo ainda devem ser aprovados por juiz federal, e Hunter deve comparecer ao tribunal federal em Delaware nos próximos dias para ser formalmente acusado e declarar sua culpa ocorre a menos de duas semanas após Trump comparecer ao tribunal em Miami se tornar réu na Justiça Federal, acusado de pôr em risco segredos de Estado e obstruir a Justiça de recuperar documentos sigilosos que armazenou ilegalmente consigo após deixar a Casa Branca.
Diferentemente do ex-presidente, que também é réu estadual em Nova York no caso do pagamento de suborno à atriz pornô Stormy Daniels, os advogados de Hunter trabalharam por meses com o Departamento de Justiça para chegar a um acordo. O caso do filho problemático do presidente, ainda assim, deve servir de munição para os republicanos na disputa para o pleito do ano que vem, em que Trump é o favorito para ser o candidato republicano.
“Com o anúncio dos dois acordos entre meu cliente, Hunter Biden, e o Escritório da Procuradoria para o Distrito de Delaware, é de meu entendimento que a investigação de cinco anos sobre Hunter está resolvida”, disse em comunicado Christopher Clark, advogado do segundo dos quatro filhos de Biden. “Sei que Hunter acredita que é importante assumir responsabilidade pelos erros que cometeu durante um período conturbado e de vícios na sua vida. Ele está ansioso para continuar sua recuperação e seguir em frente.”
.
The post Filho do presidente dos EUA se declara culpado de fraude fiscal e porte ilegal de armas appeared first on Jornal dos Sports USA.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes