A FIFA está considerando a transferência de alguns jogos da Copa do Mundo de 2026, inicialmente programados para os Estados Unidos, para o Canadá. Essa análise surge como resposta às dificuldades relacionadas às restrições de visto que afetam 43 nações, incluindo seleções já classificadas, como o Irã. As barreiras de entrada não impactam apenas os atletas, mas também torcedores, jornalistas e equipes de apoio.
Críticos alertam que tais restrições vão de encontro aos valores defendidos pela FIFA, que enfatiza a inclusão, acessibilidade e a ausência de discriminação.Nesse cenário, surge a questionamento sobre a capacidade dos Estados Unidos de assegurar um torneio verdadeiramente inclusivo, especialmente em face de relatos sobre atrasos significativos de até 300 dias na emissão de vistos em alguns consulados. Por outro lado, o Canadá se apresenta como uma alternativa viável, com políticas de imigração mais flexíveis e um ambiente mais previsível.
O governo dos Estados Unidos se comprometeu a agilizar o processo de vistos antes do torneio, inclusive explorando o uso de inteligência artificial nos serviços consulares.Por sua vez, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, afirmou que os EUA são um “país acolhedor” e que o evento seguirá como planejado. Contudo, até o momento, não há uma decisão oficial sobre a possível mudança nas sedes das partidas.
Com o aumento para 48 seleções, a Copa de 2026 será realizada em diversas cidades nos EUA, Canadá e México. A transferência de jogos poderia afetar principalmente as equipes de países que enfrentam mais dificuldades para obter vistos para entrar nos estados Unidos.
Confira o link original do postMatéria original por AcheiUSA
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do site acima.