O céu vai escurecer por alguns minutos, momento em que a Lua bloqueia completamente o lado brilhante do Sol. O eclipse solar que acontece neste sábado não deve ser visto a olho nu. Acompanhe os procedimentos
Da Redação – O “Orlando Science Center” organiza encontro entre pessoas interessadas em observar o eclipse solar, fenômeno que vai acontecer neste sábado (14), a partir das 11h30, e que poderá ser visto em partes dos EUA e da América Latina. Segundo a NASA, o céu vai escurecer por alguns minutos, momento em que a Lua bloqueia completamente o lado brilhante do Sol. Portanto, não é seguro olhar diretamente para o Sol sem proteção ocular especializada para visualização solar.
E para esclarecer quanto aos procedimentos para observar o eclipse solar, orientam os meteorologistas da Florida Central que é necessário óculos aprovados pela ISSO para evitar danos à saúde. O “Orlando Science Center” terá óculos disponíveis para todas as idades. É um fenômeno raro que fará com que muitas pessoas olhem para o céu neste sábado.
O “Orlando Science Center” transmitirá ao vivo a visão do eclipse solar anular de seu telescópio de alta potência no observatório, bem como o eclipse solar anular do ponto de vista da totalidade. Assim, os visitantes poderão conferir o eclipse solar anular de vários ângulos diferentes.
“É muito legal poder inspirar as crianças a iniciar essa jornada no espaço de aprendizagem. Aqui no ‘Orlando Science Center’ queremos inspirar o aprendizado científico para a vida toda, por isso incentivamos a visitação dos adultos também”, disse um dos funcionários.
Causa do eclipse solar
Um eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, bloqueando parcial ou completamente a luz solar. Isso resulta na projeção de uma sombra da Lua na Terra. Existem dois tipos principais de eclipses solares:
Eclipse Solar Total: Em um eclipse solar total, a Lua cobre completamente o disco solar, fazendo com que a luz do Sol seja completamente obscurecida em algumas áreas da Terra. Durante este tipo de eclipse, você pode observar a coroa solar, que é a atmosfera externa do Sol, que geralmente não é visível devido ao brilho do Sol. Para observar um eclipse solar total com segurança, equipamentos especiais de proteção ocular ou dispositivos de observação solar.
Eclipse Solar Parcial: Em um eclipse solar parcial, a Lua não cobre completamente o Sol e apenas uma parte de seu disco fica obscurecida da perspectiva da Terra. Isso cria uma imagem “mordida” no Sol, onde uma parte da luz solar ainda é visível. Durante um eclipse solar parcial, também é necessário tomar precauções para uma visualização segura.
Os eclipses solares são eventos relativamente raros e só são visíveis em certas áreas geográficas da Terra em um determinado momento. Além disso, céu limpo e condições climáticas adequadas são necessários para observar um eclipse solar com segurança. A observação direta do Sol sem proteção adequada pode causar danos permanentes à sua visão.
Os eclipses solares são eventos fascinantes e muitas vezes atraem a atenção de astrônomos e entusiastas do espaço em todo o mundo. Planejamento e cautela são essenciais para aproveitar esses eventos com segurança e sem prejudicar a visão.