Os reguladores da Food and Drug Administration expandiram as vacinas de reforço da COVID-19 nesta sexta-feira, 19, para todos os adultos.
A Pfizer e a Moderna anunciaram a decisão da FDA depois de pelo menos 10 estados já terem começado a oferecer reforços a todos os adultos.
A ação mais recente simplifica o que até agora tem sido uma lista confusa de quem é elegível, permitindo que qualquer pessoa com 18 anos ou mais escolha o reforço de qualquer uma das empresas seis meses após sua última dose – independentemente da vacina que tomaram primeiro.
Mas há mais uma etapa: os Centros de Controle e Prevenção de Doenças devem concordar em expandir os reforços da Pfizer e Moderna até mesmo para jovens adultos saudáveis. Seus consultores científicos foram definidos para debater nesta sexta-feira.
Se o CDC concordar, dezenas de milhões de americanos podem ter três doses de proteção antes do ano novo. Qualquer pessoa que tomou a vacina de dose única da Johnson & Johnson já pode receber um reforço.
Todas as três vacinas COVID-19 usadas nos EUA ainda oferecem forte proteção contra doenças graves, incluindo hospitalização e morte, mas a proteção contra infecção pode diminuir com o tempo.
Anteriormente, o governo havia liberado reforços da vacina da Pfizer e BioNTech, bem como da vacina Moderna semelhante, apenas para grupos vulneráveis, incluindo americanos mais velhos e pessoas com problemas crônicos de saúde.
A mudança para a expansão ocorre em um momento em que os novos casos COVID-19 aumentaram constantemente nas últimas duas semanas, especialmente em estados onde o clima mais frio está levando as pessoas para dentro de casa.
Estimulados por essas tendências preocupantes, alguns estados não esperaram que as autoridades federais agissem. Utah e Massachusetts foram os últimos estados a anunciar na semana passada que estão abrindo boosters para todos os adultos.
Dose de reforço para todos era o objetivo original da administração Biden. Mas em setembro, um painel de conselheiros do FDA votou esmagadoramente contra essa ideia com base na eficácia contínua das vacinas na maioria das faixas etárias. Em vez disso, eles aprovaram uma dose extra da Pfizer apenas para os mais vulneráveis.
Mais de 195 milhões de americanos estão totalmente vacinados, definidos como tendo recebido duas doses das vacinas Pfizer ou Moderna ou a vacina de dose única Johnson & Johnson. Mais de 30 milhões já receberam um reforço.
Como uma única dose de J&J não se mostrou tão eficaz quanto seus concorrentes de duas doses, qualquer receptor de J&J pode receber um reforço pelo menos dois meses depois. As outras, depois de 6 a 8 meses. Com informações da AFP.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes